PREVENÇÃO - 09/07/2020 11:50

Secretaria de Saúde de Guaraciaba adere ao Teste Mãe Catarinense

Exame que tem como objetivo detectar, prevenir e tratar doenças como a Anemia Falciforme e a Talassemia Major nas gestantes
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Cinthia Borsatto/ Assessoria de Imprensa 

Conforme a Secretaria de Saúde, o Município de Guaraciaba está aderindo ao Teste da Mãezinha ou Mãe Catarinense, para as gestantes, promovido pela Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional - FEPE. A secretária de Saúde, Daiane Dorigon, disse que este é um exame que tem como objetivo detectar, prevenir e tratar doenças como a Anemia Falciforme e a Talassemia Major nas gestantes.

Em Guaraciaba serão realizados exames em todas as gestantes que são atendidas nos ESF’s do município e a realização dos exames já iniciam neste dia 20. “As gestantes deverão estar procurando seu ESF para a realização do exame, sendo que neste momento serão realizados em todas gestantes do município, após será preconizado que este exame seja feito no primeiro trimestre de gestação - até 12 semanas – uma vez que este é período ideal a fazer o exame, garantindo mais segurança para a gestante, o feto e o recém-nascido, juntamente com os demais testes rápidos que já fazem de rotina”, menciona a secretária.

Daiane explica que a realização do teste consiste na coleta de sangue no dedo da gestante, depositada em papel filtro e enviada para análise no laboratório da FEPE. O diagnóstico precoce evita que mulheres que apresentam essas patologias, tenham uma gestação de risco com crises de dor, anemia crônica - por toda a vida - cansaço, risco maior de infecções, icterícia, até mesmo o parto prematuro.

Sobre o diagnóstico e tratamento precoces, neste caso, têm por intuito garantir mais segurança tanto à gestante, quanto ao feto e ao recém-nascido. “Com este atendimento, a Secretaria de Saúde amplia seu trabalho de prevenção e proteção à população, uma vez que entendemos que a prevenção é sempre é o melhor caminho” conclui a secretária.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Raio de Luz FM / Inácio Rohden com informações da Assessoria
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...