Viva Bem - 06/03/2019 09:52

Viva Bem: Cuidados na gestação

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A gravidez é um período de grandes transformações para a mulher, para seu (sua) parceiro (a) e toda a família. São vivências intensas e por vezes sentimentos contraditórios, momentos de dúvidas, de ansiedade, especialmente se a gestante for adolescente. Muitas mulheres podem estar sonhando com esse momento há muito tempo ou talvez terem sido surpreendidas por uma gravidez inesperada. Mesmo quando a gravidez é planejada, é preciso um tempo para se adaptar a essa nova etapa da vida. 

Ao longo desses nove meses o corpo da gestante vai se modificar lentamente, se preparando para o parto e a maternidade. Enquanto o bebê se desenvolve, a gestante também cresce como mulher. A gravidez dará a gestante confiança e força para o parto e para cuidar do bebê.

Receita para uma gravidez saudável! 

•  É recomendável tomar um pouco de sol durante o início da manhã ou o final da tarde, inclusive nas mamas. Lembre-se de usar boné ou chapéu e protetor solar no rosto, para evitar manchas de pele.

•  Evite descolorantes, tinturas de cabelo, alisantes e onduladores que contêm amônia e outros componentes que podem fazer mal ao bebê. 

•  Saia de ambientes onde haja fumantes, em qualquer fase da gravidez. Respirar a fumaça com frequência pode afetar o bebê.

• Beba muita água durante o dia. 

Exercícios 

• Caminhadas ajudam a melhorar a circulação do sangue, aumentar a disposição e a sensação de bem-estar. Se não houver contraindicação, deve ser mantida do início ao fim da gravidez. 

• Faça atividades físicas leves e prazerosas. 

• Exercite a respiração: respire lenta e profundamente, várias vezes ao dia. Isso pode ajudar em momentos de desconforto e inquietude.

Sono 

•  Procure dormir 8 horas por noite. 

•  Repouse alguns minutos durante o dia. 

•  Eleve as pernas quando estiver sentada ou deitada. 

• Caso tenha muito sono, procure repousar mais. 

•  Deite-se preferencialmente do lado esquerdo, com um travesseiro entre as pernas. Esta posição facilita a passagem de oxigênio para o bebê.

Dez passos para que sua alimentação seja saudável: 

1)  Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia.  

2)  Dê preferência aos alimentos em sua forma mais natural. 

3) Arroz com feijão faz muito bem para a saúde. 

4)  Inclua leite e derivados na alimentação, além de uma porção de carne, peixe ou ovos. Retire a pele e a gordura da carne antes da preparação, tornando este alimento mais saudável. 

5)  Diminua o consumo de gorduras; consuma, no máximo, uma colher (sopa) de óleos vegetais ou azeite ou ½ colher (sopa) de manteiga ou margarina por dia. Fique atenta aos rótulos dos alimentos e prefira aqueles livres de gorduras trans.

6)  Coma todos os dias legumes, verduras e frutas da época. 

7)  Evite refrigerantes e sucos industrializados, chocolates, doces, biscoitos recheados e outras guloseimas em seu dia a dia.

8) Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Faça o mesmo com o açúcar.  

9) Para evitar a anemia (falta de ferro no sangue), consuma diariamente alimentos ricos em ferro, como carnes, miúdos, feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, folhas verde-escuras, grãos integrais, castanhas e outros. Consuma junto com esses alimentos fontes de vitamina C, como acerola, goiaba, laranja, caju, limão e outras. 

10) As farinhas integrais, além de serem fontes de carboidratos, são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais.

Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE, caderneta da gestante

Sionara Witcoski
Enfermeira Obstétra do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso 

Divulgação / Ascom Hospital Regional Teresinha Gaio Basso
Divulgação / Ascom Hospital Regional Teresinha Gaio Basso
Fonte: Ascom Hospital Regional Teresinha Gaio Basso
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...