Viva Bem - 03/04/2019 11:32 (atualizado em 03/04/2019 14:24)

Os benefícios da atividade física para idosos

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Ana Paula Kojoroski - Fisioterapeuta do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso 

A prática de atividade física é um benefício indispensável à saúde mental e corporal, principalmente na terceira idade, quando a capacidade funcional diminui e o organismo enfraquece tornando-se suscetível ao desenvolvimento de doenças.

Saiba mais:

VEJA TODAS AS MATÉRIAS DO PROGRAMA VIVA BEM

É necessário estimular e motivar o idoso a praticar atividades, em especial no domicílio, como as atividades de vida diária que correspondem ao autocuidado. Passear pela vizinhança, cuidar do jardim ou brincar ao ar livre com os netos são atividades cotidianas que podem contribuir mais do que se imagina para a saúde na terceira idade.

A família deve estimular o idoso e precisa estar preparada para oferecer um ambiente seguro, livre de obstáculos para que o idoso possa sentir-se confiante no desempenho de suas tarefas, visto que o maior risco de quedas está presente no próprio domicílio.

O hábito da prática de atividade física proporciona ao idoso:

- Estilo de vida saudável;

- Preserva a autonomia e proporciona independência para tarefas cotidianas;

- Melhor desempenho nas funções do dia a dia;

- Minimiza os riscos ao estresse e depressão;

- Melhora da oxigenação sanguínea.

Cuidados que os idosos devem ter na prática de exercício físico:

- Consultar sempre o médico antes de iniciar qualquer plano de exercício físico;

- Buscar um profissional capacitado para iniciar a prática de atividade física, principalmente se já não pratica exercício físico há muito tempo;

- Manter-se hidratado durante qualquer atividade física – o idoso deve beber água antes, durante e depois da cada sessão de ginástica;

- O idoso deve familiarizar-se com o local onde pratica exercício físico, conhecendo os perigos existentes para evitar qualquer tipo de acidente ou lesão;

- Sempre que praticar exercício físico, o idoso deve vestir roupa larga e confortável e calçado apropriado. Se estiver ao ar livre, o vestuário deve ser de cores bem visíveis e/ou complementado por um colete refletor.

- Se sentir qualquer um dos seguintes sintomas – tonturas, falta de ar, náuseas, dor ou pressão no peito, braço, ombro ou pescoço, suores frios ou qualquer tipo de dor nas articulações – o idoso deve parar imediatamente.

Ao praticar atividade física, deve se levar em conta o estado de saúde de cada pessoa, os seus fatores de risco para doenças crônicas, as suas características comportamentais, os objetivos pessoais e as preferências de exercício.

Para sua segurança e conforto realize sempre sua atividade física acompanhado de um profissional capacitado!

Ana Paula Kojoroski - Fisioterapeuta do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso 
CREFITO 155132-F Diretora técnica - Katia Bugs - CRM 10375
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Ascom Hospital Regional
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...