Viva Bem - 15/01/2020 16:33

Quais as principais orientações para realizar seus exames de sangue?

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Luana Draczevski, bioquímica e gerente ambulatorial / Foto: Ascom VIva Bem

A falta ou o mau preparo antes de um exame de sangue, é um dos principais motivos para o adiamento e resultados não seguros. Existem instruções próprias para cada tipo de exame laboratorial. Por isso, é extremamente importante seguir todas as orientações, por mais simples que pareçam. Para cada tipo de exame existe um jejum específico, mas em geral as orientações são:

- 8 horas para dosagem de glicose;

- 12 horas para dosagens que incluam colesterol e triglicerídeos, lembrando que o jejum destes pode ser dispensado, conforme orientação médica;

- 06 horas para as demais coletas;

Ou conforme orientação do seu médico.

É importante ressaltar que o paciente não deve deixar de beber água, ainda que tenha que fazer exames que necessitem de jejum.

Caso esteja fazendo uso de medicamentos, não esqueça de relatar no momento do atendimento e cadastro do exame. A utilização ou suspensão do mesmo deve seguir orientações do seu médico. Caso não haja recomendação, continue tomando o medicamento no horário habitual.

Para coletas de crianças e gestantes, a orientação quanto ao jejum deve ser dada também pelo médico.

Cada exame pode exigir uma preparação específica, portanto é de extrema importância questionar o seu médico antes de realizá-lo. Para orientações em geral consulte o seu laboratório ou profissional de confiança.

Lembre-se: um paciente bem orientado e uma amostra bem coletada são a garantia inicial da qualidade dos resultados de seus exames.

Luana Draczevski, bioquímica e gerente ambulatorial - CRF/SC 10033
Médica Katia Bugs, diretora técnica - CRM 10375


Fonte: Ascom Hospital Regional
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...