
Para evitar a proliferação do novo Coronavírus, muitas empresas adotaram o home office e muitas escolas suspenderam as aulas presenciais, fazendo a substituição por aulas transmitidas ao vivo ou conteúdo digital.
Além das horas na frente da tela do computador voltadas às obrigações, com mais tempo livre em casa e opções de lazer ao ar livre limitadas, adultos e crianças tendem a optar por jogos eletrônicos, programas de televisão, redes sociais, entre outros, como formas de entretenimento. O resultado é um maior tempo de exposição à luz artificial dessas telas e, consequentemente, potenciais prejuízos à saúde ocular.
Saiba mais:
Veja todas as matérias do Viva Bem
A exposição excessiva a esse tipo de luz pode causar cansaço visual, dor nos olhos e dor de cabeça. Quanto maior for a exposição, maior a incidência desses sintomas e maiores os danos à saúde ocular a longo prazo. Estudos também demonstram que o uso exagerado da visão de perto associada ao uso de telas pode ter influência na evolução da miopia, um dos problemas oculares que mais cresce no mundo.
Portanto, é de extrema importância cuidar com o tempo na frente das telas e estar sempre com a saúde ocular em dia.