viva bem - 18/06/2021 18:21 (atualizado em 18/06/2021 22:54)

Como a alimentação pode ajudar fortalecer a imunidade

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Keli Raquel Secchi – Nutricionista Clínica - CRN 10/7222/ Foto: Ascom

Com a chegada das estações mais frias na nossa região uma preocupação é como fortalecer a imunidade do organismo com a finalidade de prevenir doenças que acometem o sistema respiratório, principalmente em meio a pandemia do COVID-19.

O sistema imunológico tem como papel defender o organismo de uma possível infecção e para manter este desempenho é necessário ofertar um aporte adequado de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macro nutrientes (carboidratos, lipídeos e proteínas). 

Primeiramente o que deve ficar claro é que não existe um alimento ou nutriente isolado que irá desempenhar o papel, existem alimentos fontes de nutrientes que auxiliam nesta função, entretanto para que estes possam ser aproveitados pelo organismo necessitam de outros nutrientes para metabolização. 

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Desta forma, as orientações para a melhora do sistema imunológico a partir da alimentação são:

- Fazer a base da alimentação ser de alimentos in Natura ou minimamente processados, ou seja, alimentos obtidos de plantas e animais sem passar por processamento (frutas, legumes e verduras, ovos) e os que sofrerem processamento mínimo como secagem, pasteurização, moagem (farinhas, arroz, feijão, carnes, massas frescas, leite), respectivamente.

- Consumir diariamente 5 (cinco) porções de frutas, legumes e verduras.

- Consumir em torno de 2 litros de água ao dia. 
A água auxilia na metabolização e absorção dos nutrientes e garante o bom funcionando dos tecidos e órgãos.

- Evite excesso de açúcar, sal e gorduras.

- Consuma moderadamente alimentos processados (enlatados, conservas...) e evite alimentos ultra processados (refrigerantes, sucos em pó, bolachas recheadas) pois além de ser acrescidos de excesso de sal, gorduras e açúcares possui em sua composição conservantes, corantes, são pobres em vitaminas e minerais e calóricos. 

Uma maneira de realizar uma alimentação saudável e que favoreça o reforço do sistema imunológico e não seja de alto custo é optar por alimentos da época, além do sabor ser mais agradável, pela oferta abundante o valor se torna mais ameno. 

Lembre-se! Assim como a deficiência de nutrientes podem gerar prejuízos à saúde, o excesso dos mesmos também pode causar, portanto evite a auto prescrição de vitamina e minerais com este objetivo, procure sempre um Nutricionista para investigar se há necessidade do uso e se houver lhe indicará a dosagem apropriada.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste
Keli Raquel Secchi – Nutricionista Clínica - CRN 10/7222
Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333
Fonte: Ascom Hospital Regional
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