VIVA BEM - 03/12/2021 07:48 (atualizado em 07/12/2021 14:54)

Uma em cada 4 pessoas portadoras do HIV não sabe que está infectada

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Priscila Rodrigues Garrido Bratkowski, médica Infectologista / Divulgação

A epidemia de AIDS está completando 40 anos e muita gente até hoje nunca fez o teste de HIV.

Desde a sua descoberta, em 1981, o HIV/Aids já matou mais de 35 milhões de pessoas.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida ou Aids) é causada pelo vírus da imunodefiência humana (HIV). Ele é mais comumente transmitido durante a relação sexual sem uso de preservativo. O contágio também pode acontecer durante a gravidez ou parto, em transfusões sanguíneas, transplantes de órgãos, pela amamentação e por compartilhamento de agulhas contaminadas.

A OMS estima que 75% das pessoas que vivem com o HIV estão cientes de sua condição. Ou seja, uma em cada quatro pessoas é portadora de HIV e não sabe.

Para saber sua condição você deve realizar exames de sangue. Os exames de triagem (testes rápidos) estão amplamente distribuídos na rede pública. Procure uma unidade para realizar a testagem, principalmente se você teve algum comportamento de risco nos últimos meses (principalmente relações sexuais sem preservativo)

A infecção pelo HIV não tem cura mas os tratamentos são muito mais eficientes do que no passado. Uma combinação de medicamentos antirretrovirais (ARVs) ajuda a combater a multiplicação do vírus e permite que os pacientes levem vidas mais longas e saudáveis, sem que seu sistema imunológico seja afetado rapidamente. Esses medicamentos também são usados como medida preventiva, para diminuir a transmissão.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste
Priscila Rodrigues Garrido Bratkowski, médica Infectologista - CRM - SC 16927|RQE 9386
Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333

Fonte: Ascom Hospital Regional Teresinha Gaio Basso
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...