Meio ambiente - 05/01/2021 15:52

Licenciamento ambiental será feito em Maravilha em parceria com o Conder

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Imagem ilustrativa 

Empreendimentos da cidade de Maravilha que necessitam de licenciamento ambiental agora serão feitos através do serviço do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder). Com a iniciativa vai agilizar a análise e desburocratizar o trâmite já que o sistema é online.

No dia 14 de janeiro acontece a reunião com técnicos da área ambiental para apresentação do programa de gestão ambiental e o lançamento oficial do serviço que na prática já teve seu primeiro pedido cadastrado nesta terça-feira (5).

Conforme explicou o prefeito Sandro Donati, a agilidade no licenciamento é uma das ações para promover o desenvolvimento econômico do município. Donati exemplifica os loteamentos como empreendimentos que chegavam a aguardar até mais de um ano para conseguir a licença e pela análise do Conder a expectativa é de menos de 90 dias caso esteja tudo de acordo com o que a legislação ambiental exige. “Chegamos a ficar dois anos aguardando a licença para retirada de um único pinheiro para construir uma obra pública. Isso não é aceitável. O IMA estava sempre sobrecarregado de projetos e entramos no consórcio para evitar essa demora e ajudar quem quer empreender em nossa cidade”, disse.

O município foi autorizado pelo Conselho Estadual do Meio-Ambiente (Consema)a integrar o consórcio e recebeu a atribuição para o exercício do licenciamento de atividades com impacto ambiental local até o nível III de complexidade. Isso inclui empreendimentos rurais e urbanos.

Como vai funcionar – O profissional da área ambiental acessa o programa de gestão do Conder se cadastra e dá entrada no pedido de licenciamento ambiental online apresentando a documentação exigida na lei. Em seguida o setor de Planejamento de Maravilha emite a guia de pagamento da taxa que é com valores um pouco abaixo dos praticados pelo IMA e dá seguimento ao processo que vai para análise da equipe técnica do Conder até a emissão da licença ou correções no projeto que sejam necessárias. Toda a movimentação pode ser acompanhada pelo técnico responsável pelo empreendimento ou pelo proprietário do mesmo apenas com o número do protocolo do processo.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Ascom prefeitura
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...