DELEGACIA REGIONAL - 03/11/2021 14:19 (atualizado em 03/11/2021 15:48)

Polícia Civil anuncia quatro delegados, mais 12 agentes e projeto para Complexo de Segurança Pública em Maravilha

Com estrutura, município terá três delegacias e trabalho especializado de investigação
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
EDERSON ABI
A 31ª Delegacia Regional da Polícia Civil é uma realidade e possui data para entrar em funcionamento em Maravilha. Após confirmação e autorização do governo estadual, a estrutura deve ser inaugurada no dia 10 de dezembro no centro do município. O imóvel alugado está sendo reformado com auxílio da administração municipal, que prefere não divulgar o local. 
A Rádio Líder e o Jornal O Líder receberam o delegado titular da delegacia de Comarca de Maravilha, Joel Specht. Segundo ele, a Delegacia Regional é uma importante conquista para a região. Será a primeira regional da Polícia Civil criada após 15 anos em todo território catarinense. “Em um segundo momento, haverá uma estrutura do IGP. É um grande avanço”, comemora o delegado.  

O QUE É E COMO FUNCIONA?
Uma Delegacia Regional da Polícia Civil é uma estrutura com ampla organização com divisão de trabalho especializado dentro do setor de investigação policial. Atualmente, Maravilha possui apenas uma estrutura, a delegacia de Comarca, que trabalha de forma simultânea com todos os tipos de crimes. Specht explica que atualmente é como se fosse uma “clínica geral”, atuando desde os crimes de menor potencial, como ameaça, passando por violência doméstica até tráfico de drogas e homicídios. 
Na estrutura regional, são três delegacias no mesmo local, com divisão de crimes e organização especializada. A Delegacia de Comarca continua, mas com acréscimo da Divisão de Investigação Criminal (DIC), e a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami). “É uma delegacia especializada, uma unidade nova, que fará atendimento para as pessoas mais vulneráveis, mulheres, adolescentes”, afirma o delegado. 
Já na DIC, o delegado explica que haverá um grupo de profissionais chefiado por um delegado, que vai atuar na investigação de crimes mais graves, como tráfico de drogas, homicídios, sequestros, assaltos e outros casos violentos. 
Desta forma, a Delegacia Regional faz a gestão das três delegacias e garante que o trabalho transcorra com êxito e de forma adequada. 

EFETIVO
Com a criação da Delegacia Regional, a Polícia Civil aumenta de forma automática o efetivo em Maravilha, já que cada investigação especializada possui um grupo de profissionais e um delegado como responsável. 
Assim, serão quatro delegados no município, que serão distribuídos entre Delegacia de Comarca (Dpco), Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami), Divisão de Investigação Criminal (DIC). O quarto delegado será o chefe maior das três delegacias, sendo nomeado com a função de delegado regional de Maravilha. 
Entre os delegados confirmados até agora está o titular da Comarca, Joel Specht, que permanece no município, e a chegada do delegado Miguel Domingues Dutra, que está na região de Campo Erê
A delegada Joelma Alberton, que até recentemente atuava na Comarca de Maravilha, pediu transferência e vai trabalhar em São Miguel do oeste. 
Após a organização dos delegados, também há incremento no número de agentes para investigação. O delegado Joel Specht revela que foram solicitados mais 12 agentes para Maravilha, que estão sendo formados até dezembro. A ideia da Polícia Civil é iniciar o ano de 2022 com o efetivo novo completo. 

NOVO COMPLEXO
A sede para o início do trabalho da Polícia Civil está sendo reformada e fica no centro de Maravilha. Sem citar o local, o delegado Joel Specht afirma que a estrutura é provisória. Junto com o município, a Polícia Civil está organizando o imóvel, fazendo pinturas e instalando adesivos para o trabalho inicial. No entanto, já há projeto para mudança. 
A ideia é executar a construção de uma grande estrutura que vai abrigar todo o trabalho da Polícia Civil em Maravilha. Será o Complexo de Segurança Pública da Polícia Civil, um prédio novo para o trabalho das delegacias e os novos serviços, como questões de trânsito, não havendo mais a necessidade de retirar a Carteira nacional de Habilitação (CNH) em São Miguel do Oeste.
O delegado revelou para o jornalismo da Rádio Líder e Jornal O Líder que a licitação para a construção da obra deve ocorrer no próximo ano. “Futuramente, quem sabe, um núcleo de canil da Polícia Civil para atendimentos”, projetou. Ele ainda afirma que o projeto é tratado como uma “Delegacia Conceito” em Santa Catarina e será o primeiro modelo executado no Oeste.  

ABRANGÊNCIA
Com a reorganização, Maravilha passa a ser responsável pelas investigações dos municípios da grande região. A 31ª Delegacia regional da Polícia Civil foi criada por decreto neste ano e vai atender os municípios de Maravilha, Cunha Porã, Palmitos, Pinhalzinho e Modelo, Flor do Sertão, Iraceminha, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos, Saudades, Nova Erechim, Caibi, Serra Alta, Sul Brasil e Bom Jesus do Oeste.

Fonte: Ederson Abi/Rádio Líder/WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...