IRREGULARIDADES - 11/03/2022 13:52 (atualizado em 11/03/2022 14:03)

Vigilância descarta uma tonelada de alimentos da merenda escolar após irregularidades em Iraceminha

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Vigilância Sanitária de Iraceminha
A Vigilância Sanitária municipal flagrou armazenamento e transporte irregular de produtos da merenda escolar no município de Iraceminha. O flagrante foi no dia 18 de fevereiro de um caminhão que fazia a entrega da merenda em uma escola estadual do município de Iraceminha. 

A fiscal municipal Alesandra Rozanski abordou os responsáveis pelo trabalho no caminhão e constatou mais de mil quilos de alimentos impróprios e irregulares. Ela solicitou apoio da Polícia Militar, setor de tributos municipal e setor epidemiológico, “já que a situação de acondicionamento dos alimentos, tanto secos, molhados e carnes estavam em total desacordo com a legislação vigente”.

Ao total, foram 1.110 quilos de alimentos que foram descartados para o aterro sanitário. Entre os produtos: carne de gado, frango, suíno e peixe, que se apresentavam totalmente descongelados, além de alimentos secos como arroz, feijão, macarrão, café, farinha de trigo. 
Segundo a Vigilância, o carregamento foi realizado três dias antes e vários produtos já haviam sido entregues pela empresa responsável. 

Após o flagrante, a Vigilância Sanitária Municipal acionou o Ministério Público e informou a Coordenadoria Regional de Educação, responsável pelas ações na região. 

O QUE DIZ A COORDENADORIA
A Rádio Líder de Maravilha conversou com a Coordenadoria Regional de Educação e solicitou uma resposta para o caso envolvendo a empresa que presta o serviço de entrega da merenda escolar em Iraceminha. 

Segundo a Coordenadoria, era a primeira entrega do dia e “o caminhão pertencente a uma empresa terceirizada para a alimentação escolar”. Ainda, que as equipes nas escolas fazem a verificação dos produtos entregues e estão orientadas a relatar qualquer desacordo. 

A Coordenadoria exigiu uma resposta da empresa sobre o fato e aguarda penalidades por conta das irregularidades. “Os termos do edital e do contrato vigente precisam ser respeitados, estamos firmes cobrando essa regularidade”, afirmou. 

VEJA NOTA ENCAMINHADA PARA A RÁDIO LÍDER
A Coordenadoria Regional de Educação de Maravilha, recebeu o comunicado oficial da Vigilância Sanitária de Iraceminha, no dia 23 de fevereiro de 2022 , sobre o acontecido,  relatando   que no dia 18/02/2022 em frente a EEB Prof Manuel de Freitas Trancoso, o caminhão pertencente a Empresa terceirizada para a alimentação escolar, se posicionou para fazer a entrega de alimentos, quando a Servidora  da vigilância sanitária de Iraceminha estava passando pelo local e observou que a situação dos alimentos transportados no veículo estavam acondicionados e transportados de maneira imprópria. A equipe escolar ainda não tinha sido informada da chegada do caminhão. Por isso ainda não haviam observado tal situação. Era a primeira entrega do dia. Informamos que as equipes escolares realizam a fiscalização dos itens entregues e são orientadas para relatar qualquer situação considerada imprópria em desacordo com o contrato firmado ente o Estado- Secretaria de Estado da Educação com a Empresa JCM- Refeições Coletivas LTDA, não receber itens considerados impróprios e fazer a imediata devolução dos itens e o registro do acontecido. 
A Coordenadoria Regional encaminhou para a SED as informações recebidas da Vigilância Sanitária, relatou o fato e encaminhou os documentos. Aguarda pela manifestação da mesma, e também das penalidades que serão impostas, pois existe um contrato que deve ser cumprido por ambas às partes. Os termos do edital e do contrato vigente precisam ser respeitados, estamos firmes cobrando essa regularidade.


VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Ederson Abi/Rádio Líder/WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...