Os profissionais da área da fisioterapia do Hospital São José, formada pelos fisioterapeutas Maria Lucia Pivetta, Keyla Tauana Hoppe, Cleiton Heinzen e a coordenadora Munira Gonçalves Hopf, desenvolvem um trabalho em que consiste em prevenir as complicações neuromusculares causadas pelo longo período de imobilização dos pacientes.
De acordo com Munira a Mobilização Precoce reduz o tempo de recuperação funcional. “ Ela é realizada por meio de um conjunto de métodos aplicados, sobretudo por fisioterapeutas, para prevenir complicações e facilitar a recuperação”, diz. Ela lembra que a equipe de fisioterapia do hospital realiza a mobilização em todos os pacientes e as atividades terapêuticas são progressivas. “Realizamos a cinesioterapia no leito, sedestação à beira do leito, transferência para a cadeira, ortostatismo e deambulação, uso de equipamentos como ciclo ergômetro”, conta.
De acordo com a coordenadora da equipe de fisioterapia a mobilização precoce é uma terapia que traz benefícios físicos, psicológicos e evita os riscos da hospitalização prolongada, reduzindo a incidência de complicações pulmonares, acelerando a recuperação e diminuindo a duração da ventilação mecânica.