SAÚDE - 21/01/2025 18:03 (atualizado em 21/01/2025 18:26)

Grupo de vereadores discute situação do tomógrafo inoperante em reunião com o Hospital São José de Maravilha

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Na tarde desta terça-feira (21), um grupo de vereadores realizou uma reunião no Hospital São José de Maravilha para discutir a situação do tomógrafo, que está inoperante desde o dia 3 de janeiro e sem viabilidade para conserto. O equipamento é crucial para exames de tomografia, além de ser de extrema importância para necessidades da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Em matéria publicada recentemente em nosso site, destacamos esta situação, confira.

A reunião de hoje foi organizada pelos vereadores da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maravilha: presidente Gilmar Castanha (MDB), vice-presidente Sérgio Bourscheid (PL), 1º secretário Mozer Matheus de Oliveira (PL) e 2º secretário Luiz Robert (MDB). Também estiveram presentes os vereadores Irineu Bourscheid (PL) e Dr. Laércio (MDB), além dos representantes do Hospital São José: o presidente Nilvo José Dondoerfer, o vice-presidente Elson Pedrinho Appelt, a diretora executiva Neiva Rossa Schaefer e a diretora adjunta Loini Renner.

Durante o encontro, os representantes do hospital mostraram o tomógrafo com defeito e destacaram a urgência de sua substituição. Gilmar Castanha explicou que o objetivo da reunião foi se inteirar em relação ao impacto da falta do equipamento para a comunidade maravilhense, e como o Hospital tem lidado com esta situação. Ele ainda relatou que tem o intuito de agendar uma reunião ainda neste mês com todos os vereadores da Casa, para compartilhar as informações obtidas. Embora o Legislativo esteja em recesso e as sessões retornem somente no dia 3 de fevereiro, o presidente da Câmara ressaltou a urgência em buscar soluções dentro da legalidade para ajudar no subsídio da aquisição de um novo tomógrafo.

O Hospital São José de Maravilha, se caracteriza como um hospital filantrópico. Segundo dados apresentados pela direção da entidade, 87% dos atendimentos realizados são oriundos do SUS. Em relação ao tomógrafo, destacou-se que em 2024 foram realizados 4.114 exames de tomografia através do SUS, sendo 63,78% destinados à população de Maravilha. Durante a reunião, o hospital apresentou dois orçamentos de fornecedores diferentes para a compra de um novo tomógrafo, com o valor estimado em R$ 1.350.000,00. Além disso, foi destacado que a escolha do novo equipamento deve levar em consideração as condições de manutenção do aparelho.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Tamara Finardi/ Rádio Líder/ WH Comunicações/ Jornal O Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...