A Sala de Situação da Dengue da Secretaria de Saúde do município de Maravilha confirmou os dois primeiros exames positivos para dengue de 2025 durante a última quarta-feira (15). De acordo com a administração municipal, os casos são considerados “importados”, pois os indivíduos afetados visitaram outras cidades. Em posicionamento, a pasta de saúde maravilhense reforçou que as medidas necessárias para o controle e prevenção de novos casos já foram adotadas e o monitoramento contínuo da situação está sendo realizado.
Estratégias visam erradicação dos focos do mosquito e ações educativas junto à comunidade
A equipe de combate à dengue de Maravilha informa que tem cumprido rigorosamente as diretrizes do Ministério da Saúde e das Regionais de Saúde, adotando medidas preventivas essenciais para o controle do Aedes aegypti, transmissor da doença.
Dentre elas, é aplicado em Maravilha a cada 60 dias o praguicida Fludora, um inseticida eficaz, em pontos estratégicos (PE's). A ação de aplicação de inseticida é uma das frentes para controlar a proliferação do mosquito. Além disso, a cada seis meses, a equipe realiza o LIRA (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), uma atividade crucial que permite monitorar e identificar focos do mosquito. No município de Maravilha, essa ação abrange 433 locais, incluindo residências e propriedades comerciais. Em casos de confirmação pelo LACEN, de pessoas infectadas, a DIVE mapeia a área de residência e/ou local de trabalho e os agentes de endemia aplicam o protocolo CIELO (fumacê).
Adicionalmente, a equipe de controle de vetores realiza a coleta de larvas semanalmente, utilizando 36 armadilhas com água, que são monitoradas para verificar a presença de larvas. Essas armadilhas são um recurso adicional na detecção de focos de dengue e na prevenção de novos casos.
Para complementar os esforços da equipe, a colaboração da população é fundamental. Algumas medidas simples podem ser tomadas para evitar o acúmulo de focos do mosquito. Entre elas, destaca-se a importância de realizar a dedetização nas casas, evitar o acúmulo de água exposta, limpar terrenos e calçadas, e cobrir adequadamente caixas d'água e cisternas. Além disso, é crucial que a população mantenha as calhas dos telhados limpas e sem acúmulo de água.
No verão, atenção especial deve ser dada às piscinas, tanto as fixas quanto as plásticas. A água deve ser tratada com pedras de cloro, evitando a permanência de água por períodos prolongados, o que favorece a proliferação do mosquito. Essas ações de vigilância e prevenção ajudam a manter a cidade protegida contra surtos de dengue.
Em caso de irregularidades ou não cumprimento das normas, a população pode denunciar por meio da Sala de Situação, pelo telefone (49) 98833-7824. As denúncias serão apuradas e, quando necessário, notificações serão lavradas para garantir o cumprimento das normas de prevenção.