A JCI (Câmara Júnior Internacional) de São Miguel do Oeste está organizando o Dia Mundial da Limpeza para o dia 20 de setembro. O evento, que acontece globalmente em mais de 190 países, tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte incorreto de resíduos e a conservação de espaços públicos.
A ação terá início às 8h da manhã na Praça Walnir Bottaro Daniel. De acordo com o coordenador do projeto, Eduardo Somavila, a programação começará com uma etapa de educação ambiental, com a participação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), seguida pela coleta de lixo em áreas degradadas.
O vice-presidente da JCI, Evandro dos Santos, ressaltou que um dos principais focos da limpeza será a região conhecida como as margens do Rio Guaramirim, na estrada geral para a Linha Santa Catarina, atrás da comunidade da Vila Nova. O local é considerado um ponto crítico de descarte irregular de lixo, onde anualmente são encontrados grandes volumes de resíduos. Em uma ação anterior, foram recolhidas 17 toneladas de lixo.
A JCI destaca que a iniciativa é um ato de coleta e conscientização, e não um ponto de descarte para o lixo doméstico da população. O objetivo é servir de exemplo para que o descarte incorreto não se repita. Para isso, o grupo instalará placas informativas nos locais limpos.
A ação contará com a participação de diversos parceiros, como o Exército Brasileiro e os Escoteiros. A JCI também convida outras entidades, empresas e clubes de serviço interessados em participar a entrar em contato pelo Instagram da organização, @jcissaomiguel, para se programarem para o dia.