
A Camerata Cordis, grupo formado por músicos do Oeste catarinense e Noroeste gaúcho, realiza nesta sexta-feira (24), às 20h, uma apresentação especial em São Miguel do Oeste. O concerto integra a turnê “aCORDIS para a VIDA”, contemplada pela Fundação Catarinense de Cultura e pela PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, e acontecerá na Igreja Evangélica de Linha Cruzinhas, com entrada gratuita.
Os músicos Fausto Licks e Thaísa Ana Baccin, ambos violoncelistas e entrevistados no programa Atualidades da Rádio 103FM, explicaram que o grupo é formado por cinco violinos, duas violas clássicas e dois violoncelos, sob regência da maestrina Emília. A proposta é aproximar o público da música instrumental e de câmara, um gênero ainda pouco presente na região.
“Queremos oportunizar ao público do Oeste o acesso à música clássica e instrumental, algo que normalmente só encontramos em grandes centros”, destacou Fausto.
O repertório da Camerata é dividido em três blocos: músicas sacras, eruditas e populares, com destaque para obras de Handel, Mozart e Sharpen Tear, além de canções conhecidas como Anunciação, de Alceu Valença, e Céu, Sol, Sul, de Os Serranos. Entre as peças sacras estão Quando o Povo se Reúne e Sinais de Paz e de Graça.
Thaísa ressaltou que a escolha pela comunidade de Linha Cruzinhas foi proposital.
“Queremos levar cultura também às comunidades rurais, proporcionando um resgate da música instrumental e o contato com a música erudita”, afirmou.

A Camerata Cordis nasceu em 2021 a partir de um sonho do professor de violino Hélio Wahlbrinck e de sua aluna Cláudia Queiroz, no projeto MusiKantiga, em Mondaí. Em 2024, o grupo consolidou-se como Camerata Cordis, que hoje tem o apoio da ACCORDIS – Associação Cultural Cordis, responsável por estruturar projetos, captação de patrocínios e oficinas musicais.
@cordiscamerata ♡ Integrantes do Cordis ♡ #musica #violino #violin #violinista #viola #violista #violoncelo #violoncello ♬ Viva La Vida - Coldplay