ATUALIDADES - 12/11/2025 13:35 (atualizado em 12/11/2025 13:45)

Maratonista de São Miguel do Oeste representa o Brasil no Campeonato Mundial Master em Nova York e bate recorde pessoal

Helilúcia Kaufmann, de 50 anos, correu a Maratona de Nova York e ficou entre as 12 melhores brasileiras na categoria. Ela conseguiu o índice e foi convocada novamente para o Mundial de 2026, que será na Cidade do Cabo, África do Sul.
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A maratonista Helilucia Kaufmann, moradora de São Miguel do Oeste, representou o Brasil no Campeonato Mundial de Maratonistas Master, realizado dentro da desafiadora Maratona de Nova York. A atleta, que competiu na faixa etária acima de 40 anos, não apenas concluiu a prova, mas superou sua marca pessoal e ficou entre as 12 melhores brasileiras na competição.
Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações 

A Maratona de Nova York é conhecida por sua alta dificuldade, principalmente devido à sua altimetria, que chega a quase 300 metros, com longas subidas logo na largada e na chegada, no Central Park. Mesmo com o desafio, Helilucia, que havia feito 3h30min em Berlim, baixou seu tempo para 3h10min na prova de Nova York.

"Foi a melhor maratona da minha vida. Eu nem acreditava... É uma energia muito grande, com mais de 2 milhões de pessoas ao longo do percurso gritando. Você voa ali", relatou Helilucia sobre a experiência de correr em Nova York durante entrevista ao Atualidades desta quarta-feira (12).

Índice e Convocação para 2026

Para participar do Campeonato Mundial Master, que é um evento recente e ocorre dentro de uma Major Marathon (as maiores maratonas do mundo), é necessário cumprir um tempo mínimo. Na faixa etária de 50 anos da atleta, o tempo mínimo exigido é de 3 horas e 20 minutos.
Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações 

Helilucia revelou que o esforço valeu a pena. Na semana passada, ela recebeu a convocação para representar o Brasil novamente no Campeonato Mundial Master de 2026, que será realizado na Cidade do Cabo (Cape Town), na África do Sul, em maio. Ela também planeja participar da Maratona de Chicago, em outubro de 2026.

Preparação e Respeito pela Maratona

A atleta enfatiza que a performance é resultado de um longo trabalho de preparação. Ela está treinando intensamente desde janeiro, visando o sonho de fazer uma Maratona Sub-3.

Seu treinamento semanal envolve um volume alto, em torno de 100 a 120 km por semana. Além da corrida, ela destacou o suporte profissional:

Pilates e Prevenção de Lesões: Com o fisioterapeuta Dr. Fausto Lix.

Fortalecimento Específico: Com o personal Vinícius da Prime Estúdio Personal.

"Eu sempre digo que você tem que ter respeito pela maratona. Não é de um dia para o outro," alertou a atleta, que correu sua 18ª maratona.

Para Helilucia, a Maratona de Nova York é mágica e especial, principalmente pela organização e estrutura de elite dedicada aos atletas do Campeonato Mundial.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...