ATUALIDADES - 18/11/2025 13:44 (atualizado em 18/11/2025 15:56)

Novembro Azul: Urologista destaca importância da individualização e novidades no tratamento do Câncer e Hiperplasia de Próstata

Em entrevista ao Atualidades, Dr. Geovani Delevati reforça a necessidade do toque retal e do PSA e comenta sobre as novas tecnologias apresentadas no Congresso Brasileiro de Urologia, como a cirurgia de inucleação.
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Foto: Jornalismo / WH Comunicações 
Em pleno Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem, o urologista Dr. Geovani Delevati participou do Atualidades desta terça-feira (18) para discutir a prevenção, diagnóstico e as recentes inovações na área.

O médico ressaltou que, apesar de algumas discussões na mídia, a Sociedade Brasileira de Urologia ainda mantém as diretrizes sobre a prevenção:

A partir dos 45 anos: Para homens obesos, da raça negra ou com histórico familiar de Câncer de Próstata.

A partir dos 50 anos: Para homens sem fatores de risco.

Exames: Avaliação inicial deve incluir o exame de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico).
Individualização do Acompanhamento

Dr. Delevati destacou que a frequência dos exames não é mais uma regra rígida de "todo ano". O acompanhamento deve ser individualizado:

"A partir dessa primeira avaliação, do primeiro toque, do primeiro exame de sangue, você vai definir com o seu urologista a frequência com que você tem que fazer os exames. Não existe mais aquela obrigatoriedade em alguns casos de se fazer todo ano, nem a necessidade em algumas situações específicas de se fazer o toque todo ano."

O médico reforçou que, estatisticamente, o risco de ter câncer é baixo em alguns pacientes, mas o exame de toque continua sendo um exame rápido e eficaz para detecção de lesões que o PSA pode não captar.

Novidades do Congresso Brasileiro de Urologia

O urologista, que participou do terceiro maior congresso de Urologia do mundo, realizado recentemente em Florianópolis, citou avanços significativos:

Câncer de Próstata: O Câncer de Próstata é o segundo mais comum e o segundo que mais mata homens no Brasil. No entanto, houve grande evolução, com diagnósticos mais precoces e, em casos de baixo risco, a possibilidade de apenas acompanhamento ativo (vigilância sem tratamento imediato).

Hiperplasia de Próstata (Crescimento):

Novo Medicamento: Será lançado um novo medicamento no final de novembro/início de dezembro, com maior seletividade para a próstata e que também auxilia na expulsão de cálculos.

Cirurgia de Inucleação: A inucleação da próstata (HoLEP/ThuLEP), feita pelo canal em próstatas volumosas, está ganhando muita força no Brasil. O Brasil tem se tornado referência nessa técnica, que transforma uma cirurgia de corte em um procedimento endoscópico, com alta precoce e menos sangramento.

Desafios e Aconselhamento

O Dr. Delevati reconheceu que o alto custo das tecnologias avançadas, como a cirurgia robótica, limita o acesso da população de baixa renda. Contudo, ele pondera que, embora a recuperação seja mais rápida com a tecnologia, as técnicas cirúrgicas tradicionais (via corte) ainda curam o paciente.

Para finalizar, o urologista deixou um conselho:

"Eu acho que o principal é a gente manter a nossa ideia de fazer a prevenção. O homem está mais consciente disso. Não deixe passar em branco. Se você tem 50 anos, faça a sua avaliação. Se você tem 45 anos e é obeso, da raça negra ou tem histórico familiar, procure o urologista para um aconselhamento, para que o diagnóstico, se houver, seja precoce e curável."

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...