SÃO MIGUEL DO OESTE - 29/01/2026 14:16

Secretário Wuillian Lanza destaca avanço em obras, estradas rurais e pontes de concreto em São Miguel do Oeste

Em entrevista ao programa Atualidades, secretário de Obras e coordenador da Defesa Civil afirmou que 2026 será um ano de “pé no acelerador”, com novos investimentos, máquinas e ampliação da infraestrutura no interior.
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O secretário de Obras e coordenador da Defesa Civil de São Miguel do Oeste, Wuillian Lanza, participou do programa Atualidades desta quinta-feira (29) e fez um balanço das ações desenvolvidas pela pasta, além de projetar um ano de intensificação das obras no município em 2026.

Durante a entrevista, Lanza destacou que o ano de 2025 foi marcado por grandes desafios, mas também por resultados positivos. Segundo ele, a Secretaria de Obras conseguiu atingir metas importantes e atender a população de forma eficiente, especialmente no interior do município. Entre os principais projetos estão o Pontes Seguras – Concreto para a Vida e o Estrada Boa e Qualidade de Vida, lançados no início da gestão.

De acordo com o secretário, quando assumiu a pasta, o município possuía 54 pontes de madeira em estradas rurais. Ao longo do último ano, 14 dessas estruturas foram substituídas por pontes de concreto, reduzindo custos de manutenção e aumentando a segurança. Lanza ressaltou que, apesar de o investimento inicial ser maior, as pontes de concreto eliminam praticamente os gastos futuros com manutenção.

Outro destaque foi a adoção de uma técnica inovadora na construção das cabeceiras das pontes, utilizando pedras encaixadas em vez de concreto. A iniciativa, desenvolvida pelos próprios servidores da Secretaria de Obras, chamou a atenção da Defesa Civil estadual e permitiu economia significativa aos cofres públicos. Segundo o secretário, com o valor que antes era possível construir uma ponte, agora é possível executar até três obras semelhantes.

Na área de infraestrutura viária, Lanza falou sobre o programa Estrada Boa Rural, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. São Miguel do Oeste foi contemplado com dez quilômetros de pavimentação asfáltica, conforme critérios técnicos relacionados à extensão territorial do município. Além disso, diversas estradas rurais já estão passando por alargamento, visando preparar as vias para futuros asfaltamentos.

O secretário também pediu compreensão aos produtores rurais quanto aos transtornos temporários causados pelas obras. Segundo ele, o alargamento das estradas é fundamental para reduzir custos futuros e garantir mais segurança, conforto e valorização das propriedades.

Para 2026, Lanza afirmou que a expectativa é de um ano com forte ritmo de trabalho. Estão previstas a chegada de novas máquinas para o parque de obras, como tratores de esteira, rolos compactadores, escavadeiras e um caminhão prancha. A Defesa Civil também será reforçada com um caminhão para transporte de água potável, viatura equipada com drone e novos equipamentos.

Segundo o secretário, a integração da Defesa Civil à Secretaria de Obras tem agilizado atendimentos e permitido respostas mais rápidas à população, especialmente em situações emergenciais. Lanza ainda destacou o apoio do Governo do Estado, por meio de convênios e repasses, que garantem tranquilidade financeira para a execução dos projetos ao longo do ano.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...