Em entrevista ao programa Atualidades desta quinta-feira (07), o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UNOESC, Tiago Agostini, destacou que a competição vai além de uma simples brincadeira. Segundo ele, a proposta é aproximar os alunos dos conceitos de Física, Química e Matemática de forma prática e descontraída.
Neste ano, a competição contará com duas modalidades. A novidade é a categoria em que os foguetes são impulsionados por ar comprimido e água. Já a modalidade tradicional segue utilizando a reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio para gerar pressão e impulsionar os foguetes.
A competição também ampliou a participação dos estudantes. Além do Ensino Médio, alunos do Ensino Fundamental passam a integrar o evento nesta edição. Ao todo, foram registradas 66 equipes inscritas, representando 132 lançamentos de foguetes e envolvendo 27 professores responsáveis.
Tiago ressaltou ainda que, apesar do foco nas disciplinas exatas, a competição desperta o interesse de professores de diferentes áreas. Ele relembrou que, na primeira edição, uma equipe orientada por um professor de História conquistou o título da competição.
A expectativa da organização é concluir todas as atividades até o meio-dia. A comunidade está convidada a acompanhar os lançamentos e prestigiar o trabalho desenvolvido pelos estudantes da região.

