O projeto final da pista do futuro autódromo de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina foi encaminhado à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e à Fauesc (Federação de Automobilismo de Santa Catarina).
O material enviado, e que também será analisado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em Genebra, na Suíça, complementa o masterplan que envolve a proposta inicial do projeto global do complexo e foi apresentado à CBA em fevereiro.
Conforme o engenheiro responsável pelo projeto do complexo, Heinz Jakob Scheuren, acompanha o projeto final amplo memorial descritivo. Acrescenta que estão em finalização agora os projetos executivos, que devem ser concluídos até o fim de maio, com a descrição completa das terraplenagens e a indicação dos materiais necessários à execução da pista e respectivos volumes.Paralelamente, é elaborada a apresentação dos projetos quanto à motovelocidade para a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Federação Internacional de Motovelocidade (FIM) e da pista de arrancada para a Fauesc e CBA.
Com o projeto finalizado, o Automóvel Clube e o engenheiro projetista terão estreito contato com o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra, e com o responsável pela Comissão Nacional de Circuitos, Luis Ernesto Morales, para verificar a necessidade de eventuais adequações.Para o presidente do clube, Valdir Moratelli, diante do detalhamento do projeto para a pista do primeiro complexo automobilístico asfaltado de Santa Catarina, deverá ocorrer análise rápida por parte da CBA e da FIA, para então serem iniciadas as obras em Linha Cachoeira, a 2,5 quilômetros da rodovia Chapecó/Goio-En e a 18 quilômetros do centro da cidade.
O Complexo
O projeto mantém a definição da pista com 4.070 metros, largura de 12 a 15 metros e 13 curvas, oito delas para a direita e cinco para a esquerda, com destaque para a de número 8, que será de alta velocidade e terá 517 metros, com raio aberto e constante. Foram mantidas as três retas, a principal delas na largada, com 821 metros, a reta oposta com 551 e a segunda reta oposta com 424 metros.
Serão 37 boxes instalados fora da área do traçado, o que otimiza custos, acessos e a ocupação do terreno. O projeto inclui ainda, entre outros espaços, definição de locais para a torre de cronometragem, arquibancadas, estacionamentos, centro médico, heliponto, restaurante e camping.