OUTRA ZEBRA - 23/11/2022 12:15 (atualizado em 23/11/2022 15:39)

De virada, Japão vence a tetracampeã Alemanha na estreia do Grupo E da Copa do Mundo

Gündogan marcou para os alemães no primeiro tempo; na segunda etapa Doan e Arano garantiram a vitória nipônica
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A Copa do Mundo do Catar viu mais uma zebra nesta quarta-feira (23). Em jogo com cenário parecido ao de Argentina e Arábia Saudita na terça, a tetracampeã Alemanha dominou completamente o Japão no primeiro tempo, mas construiu uma curta vantagem de 1 a 0 em pênalti convertido por Gündogan. Na etapa final, os europeus não conseguiram manter o ritmo e acabaram surpreendidos levando a virada. Doan e Arano marcaram os gols que garantiram a surpreendente vitória do Japão na abertura do Grupo E.

A seleção da Alemanha, tetracampeã mundial foi a campo sem Leroy Sané, lesionado, mas teve confirmada a presença do experiente Thomas Müller, que chegou ao Catar com o cartaz de já ter marcado 10 gols em Copas do Mundo. Outra atração na escalação foi o promissor Musiala, de apenas 19 anos, já destaque do Bayern de Munique.

A Alemanha impôs ao longo do primeiro tempo a esperada superioridade. O Japão até deu um susto aos 7 minutos, quando Maeda balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. Foi uma rara chegada asiática ao ataque.

Com calma para rodar a bola em busca de espaços, a Alemanha teve amplo domínio da posse de bola. Fechou a etapa inicial com 81% . A primeira chegada, porém, veio em uma jogada de bola parada. Rüdiger subiu mais que a defesa japonesa em escanteio e cabeceou perto aos 16.

Três minutos depois, Kimmich chutou da entrada da área e o goleiro Gonda deu rebote. Na volta, Gündogan mandou para fora. Aos 20 a chance veio com Gnabry, que finalizou sem precisão.

A pressão alemã deu resultado logo depois. Em uma bela bola virada de Kimmich, o lateral-esquerdo Raum apareceu livre na área japonês e foi derrubado pelo goleiro Gonda: pênalti. Gündogan bateu com categoria e abriu o placar aos 32 minutos.

O gol não reduziu o ímpeto da Alemanha, que seguiu dominante. Sem sofrer defensivamente, os alemães empilhavam chances. Aos 48, a seleção europeia chegou a balançar as redes novamente, mas o gol não valeu porque  Havertz estava em impedimento.

Apenas aos 50 veio uma tentativa de resposta do Japão. Maeda cabeceou após cruzamento da esquerda e mandou perto do gol alemão. Mas ficou nisso, em um primeiro tempo de grande domínio, a Alemanha levou para o intervalo uma curta vantagem de 1 a 0.

Segundo tempo

O segundo tempo iniciou no mesmo ritmo do primeiro. Aos 2 minutos, Gnabry entrou livre pelo lado direito e finalizou perto. Aos 5, a Copa do Mundo quase viu o seu gol mais bonito até então. O jovem Musiala recebeu na área japoneses, deixou para trás quatro adversários, mas acabou errando na finalização. O chute caiu por cima do gol após uma jogada genial do alemão.

Com o cronômetro passando dos 10 minutos, o técnico japonês Hajime Moriyasu, que já havia trocado Kubo por Tomiyasu no intervalo, fez mais duas mudanças: Asano e Mitona nos lugares de  Maeda e Nagatomo.

Asano entrou bem no jogo e em menos de cinco minutos finalizou duas vezes contra o gol de Neuer. Apesar disso foi a Alemanha que chegou mais perto do gol. Aos 14, Gündogan acertou a trave em chute da entrada da área. 

Hans-Dieter Flick fez as primeiras trocas na Alemanha aos 21 minutos. Foram duas mudanças: Goretzka e Jonas Hofmann nos lugares de Gündogan e Thomas Müller.

A Alemanha voltou a chegar com força aos 24, quando brilhou o goleiro Gonda. Primeiro, ele apareceu para travar Havertz após uma bela jogada coletiva e ainda salvou no rebote. A Alemanha retomou a posse e a bola chegou para Gnabry, que cabeceou forte, mas Gonda espalmou. No rebote novamente o goleiro apareceu bem para manter o placar em 1 a 0 e o Japão vivo na partida. Essas quatro defesas de Gonda foram decisivas para o que viria logo depois. Neuer teve trabalho.  Em uma chegada japonesa, o goleiro alemão teve um poder de reação após finalização à queima-roupa de Endo. No rebote Sakai bateu para fora. Neuer, porém, não não conseguiu impedir o gol japonês logo depois.

Aos 29, Doan, que tinha acabado de entrar no lugar de Ritsu, aproveitou rebote do goleiro alemão em chute de Minamino e mandou para as redes para empatar a partida.

O empate levou Dieter Flick e mexer mais duas vezes na alemão. O herói do título de 2014 Götze entrou no lugar de Musiala enquanto Füllkgruf foi a escolha para substituir Havertz.

Não adiantou nada as tentativas do treinador alemão. Quem chegou ao segundo gol  foi o Japão. Aos 37 minutos, Asano aproveitou falha no posicionamento da defesa alemã, recebeu livre no lado direito e soltou a bomba para vencer Neuer. Após a Arábia Saudita bater a Argentina de Messi, o Japão derrubou a Alemanha no Estádio Internacional Khalifa em mais uma zebra no Mundial do Catar.

Fonte: Gaúcha/ZH
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...