Em nota, o Vasco lamentou a perda do "maior de todos". "Dinamite dedicou 29 dos seus 68 anos ao clube, como atleta e Presidente. Te amaremos para sempre, Calu", diz o texto.
Natural da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Dinamite demonstrou intimidade com a bola logo na infância e chegou ao Vasco da Gama ainda nas categorias de base, no ano de 1969. Três anos depois, o então "Calu" (como era conhecido desde as partidas que disputava ainda no seu bairro de nascença) chegou aos profissionais do clube. No dia 14 de novembro de 1971, em um confronto contra o Bahia pelo Campeonato Brasileiro, o jovem de 17 anos fez pela primeira vez aquilo que vira a repetir em outras 1.109 oportunidades.
Em 1974, Dinamite foi o verdadeiro ponto de arranque rumo ao primeiro título de Campeonato Brasileiro do Vasco, sendo o artilheiro da competição com 16 gols marcados. Nos anos seguintes, veio a consagração com artilharias nacionais e estaduais, além das convocações para as Copas do Mundo de 1978 e 1982. Na primeira oportunidade, Roberto foi o artilheiro da Seleção Brasileira no mundial.
No início da década de 1980, Roberto Dinamite deixou o Vasco da Gama rumo ao Barcelona (Espanha). Mas a separação durou apenas três meses e logo o artilheiro estava de volta à Colina. Logo após o retorno, em um jogo contra o Corinthians, no Maracanã, Dinamite marcou os cinco gols da vitória cruzmaltina por 5 a 2.
Estátua e honrarias
Em 2021, comemorando o 50º aniversário do primeiro gol de Roberto Dinamite pelo Vasco da Gama, o clube lançou uma campanha de financiamento coletivo para confecção da estátua do ídolo em São Januário. Em poucas horas, a campanha chegou ao valor necessário.
É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o #MaiorDeTodos nos deixou neste domingo.
— Vasco da Gama (@VascodaGama) January 8, 2023
Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao Clube, como atleta e Presidente.
Te amaremos para sempre, Calu.
Descanse em paz ???? pic.twitter.com/kgXyAx1mql