A Fifa fez o sorteio do Mundial de Clubes 2022 nesta sexta-feira em Rabat, no Marrocos, que será sede do torneio. O Flamengo, campeão da Libertadores terá que enfrentar o campeão africano, Wydad Casablanca, que jogará no seu país, ou o Al Hilal, campeão asiático de 2021 – o torneio de 2022 só será definido em maio.
Wydad e Al Hilal se enfrentam no dia 4 de fevereiro para definir quem avança para enfrentar o campeão sul-americano, no dia 7 de fevereiro. O caminho do Real Madrid terá quem vencer entre Auckland City, Al Ahly e Seattle Sounders. Os dois primeiros fazem a preliminar do torneio, no dia 1º de fevereiro. Depois, o vencedor enfrenta o Seattle Sounders, campeão da Concacaf. Quem vencer vai à semifinal contra o Real Madrid, em jogo que será realizado no dia 8 de fevereiro. A final será no dia 11 de fevereiro, um sábado.
É um caminho complicado para o Flamengo, porque são dois adversários perigosos. O Al Hilal, é bom lembrar, é base da seleção da Arábia Saudita, que surpreendeu na Copa do Mundo. O Wydad Casablanca, campeão africano, era dirigido pelo técnico Walid Regragui, que se tornaria técnico da seleção marroquina, grande surpresa da Copa. Os marroquinos venceram justamente o Al Ahly, que entra no Mundial na vaga do time do país-sede, já que o Wydad já fará esse papel e não é permitido dois clubes do mesmo país no torneio.Será a estreia de um clube dos Estados Unidos no Mundial da Fifa. A última vez que os americanos tinham vencido a Liga dos Campeões da Concacaf tinha sido no ano 2000, quando o Los Angeles Galaxy conquistou o título ao bater o Olimpia, de Honduras. Na época, o Mundial de Clubes da Fifa tinha acabado de viver a sua primeira edição, em janeiro daquele ano, e o representante da Concacaf tinha sido o Necaxa, campeão de 1999.
Havia previsão que o Mundial de Clubes de 2001 acontecesse na Espanha e teria o LA Galaxy, mas a empresa organizadora, a ISL, faliu e o Mundial minguou. Só voltaria a ser organizado pela Fifa em 2005, quando o torneio se fundiu com a Copa Intercontinental e passou a ser gerido pela entidade. A primeira edição teve o Saprissa como representante da Concacaf e, desde então, só clubes mexicanos estiveram no Mundial de Clubes. O Seattle Sounders será, portanto, o primeiro americano no torneio.O Mundial de Clubes de 2002 vai do dia 1º a 11 fevereiro, no Marrocos. Os jogos serão disputados em dois estádios, Stade Ibn Batouta em Tanger, Estádio Príncipe Moulay Abdellah, na capital Rabat. A Fifa ainda não definiu onde serão cada um dos jogos.