Os jogadores que deram a volta olímpica na Arena na última terça-feira (17) com a taça da Recopa Gaúcha são os mesmos que iniciarão a disputa do Gauchão neste sábado (21). Após modificar a fotografia do vestiário em relação ao ano passado, a diretoria gremista deu por encerrado o ciclo de contratações. Pelo menos, para as primeiras rodadas do campeonato estadual.
A afirmação foi feita pelo vice-presidente de futebol Paulo Caleffi, em entrevista exclusiva concedida a GZH, que será reproduzida na íntegra neste fim de semana.
— Vamos iniciar o Gauchão com este elenco. A partir disso, vamos fazer análises. Se entendermos que há uma emergência em aportar algum reforço, vai ser discutido com o presidente (Alberto) Guerra e o Conselho de Administração para viabilizarmos isso. É importante o torcedor ter claro de que um esforço enorme foi feito para a realização destas contratações e que nós não podemos nos afastar de um ambiente de dificuldade financeira que o Grêmio tem enfrentado — afirmou, e acrescentou:
— Aqui também quero fazer referência ao Márcio Ramos, nosso CEO, que tem sido nosso parceiro do futebol e é uma pessoa extremamente competente e entende a complexidade do futebol. Ele transita em duas vias paralelas e tem de achar um meio-termo entre isso: termos uma equipe competitiva e, em hipótese alguma, deixar que a gestão financeira do Grêmio não esteja sob controle. É neste ambiente que vamos transitar, mas acredito que necessárias contratações virão mais como incremento de qualidade do que por necessidade do elenco.
Desde que a nova gestão tomou posse, foram incorporados 10 novos reforços ao plantel: os laterais Fábio, João Pedro e Reinaldo, o zagueiro Bruno Uvini, os volantes Felipe Carballo e Pepê, o meia Cristaldo e os atacantes Gustavinho, Everton Galdino e Luis Suárez.Apesar da cirurgia quase que completa na equipe, os dirigentes se mantêm atentos a duas situações: a liberação do atacante Michael junto ao Al Hilal, da Arábia Saudita, e a busca por um novo goleiro como reposição à possibilidade de saída de Brenno ou Gabriel Grando na janela de transferências de meio de ano. Dentro deste contexto, uma sondagem foi feita a Sergio Rochet, do Nacional, do Uruguai.
Nesta temporada, além do Gauchão, o Tricolor também disputará Copa do Brasil, a partir do fim de fevereiro, e Brasileirão, na segunda quinzena de abril.