Acertado com o Inter, Aránguiz não deve chegar a Porto Alegre em tempo de disputar o Gauchão. O chileno assinou pré-contrato com o clube gaúcho, que ainda tenta sua liberação do Bayer Leverkusen, mas os alemães não estão dispostos a se desfazer do chileno antes do fim de seu vínculo, em junho. Assim, a tendência é de que o meio-campista só jogue a partir de julho. Caso os prazos sejam de fato cumpridos, o atleta estará apto a estrear na 14ª rodada do Brasileirão.
Isso porque o contrato de Aránguiz com o Bayer Leverkusen termina em 30 de junho. A última partida do clube pelo Campeonato Alemão está marcada para 27 de maio. Independentemente disso, a janela de transferências para registro de jogadores no Brasil fecha em 3 de abril e só reabre em 3 de julho. Assim, ele poderia jogar na 14ª rodada, prevista para 7 ou 8 de julho, diante do Fluminense, fora de casa.
A direção colorada ainda tenta convencer os alemães a liberar Aránguiz antes do fim do contrato. Para que ele não perca qualquer rodada do Brasileirão, precisa estar no BID da CBF até 2 de abril. Para disputar o Gauchão, a necessidade é de estar inscrito até o fim da próxima semana.