???? ???????????????????? ????
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) February 27, 2023
#TheBest FIFA Men’s Player Award 2022 goes to Lionel Messi! ???????? pic.twitter.com/HXEugVH1t9
Lionel Messi foi eleito o melhor jogador de futebol do planeta pelo The Best 2023, prêmio anunciado nesta segunda-feira (27). O meia-atacante puxou a fila de nomes da Argentina reconhecidos na premiação da Fifa, que garantiram ainda outras três honrarias na cerimônia, todos eles impulsionados pela conquista da Copa do Mundo do Catar.
Entre os atletas homens, estavam também na disputa o francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, e Karim Benzema, também natural da França e atleta do Real Madrid.
Messi já havia conquistado o The Best uma outra vez, em 2019. Anteriormente, o argentino também levou a Bola de Ouro, um outro prêmio de melhor do mundo, sete vezes, sendo quatro delas concedidas em premiação conduzida em parceria entre a revista francesa France Footbal e a Fifa — a honraria ainda existe, mas agora sob responsabilidade apenas da publicação da França.
Melhor jogador do mundo
Messi chegou embalado à premiação pela conquista da Copa do Mundo do Catar, que encerrou um jejum de 36 anos da Argentina no Mundial. O atacante foi eleito o melhor atleta do torneio, com três gols e sete assistências. No período analisado pelo The Best, que vai da metade de 2021 ao fim do ano passado, o argentino também venceu o Campeonato Francês e a Supercopa da França pelo PSG.
Benzema, por sua vez, é o atual vencedor da Bola de Ouro, prêmio que diferiu de escolhido do The Best neste ano, o que não costuma ocorrer. O atacante do Real Madrid foi líder e artilheiro de sua equipe nas conquistas da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol na temporada 2021/22, com 44 gols ao todo. Ele ficou fora da última Copa, no entanto, por estar lesionado.
Já Mbappé foi à disputa com as conquistas da Ligue 1 e da Supercopa da França pelo PSG na última temporada europeia, assim como Messi, e com o vice da Copa do Catar, em que, apesar da derrota para a Argentina, conseguiu ser o artilheiro do torneio, com oito gols.
Melhor jogadora do mundo
Entre as mulheres, a espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, foi eleita a melhor jogadora de futebol do planeta. Ele concorria com a britânica Beth Mead, do Arsenal, e a americana Alex Morgan, do San Diego Wave FC.
Putellas, a atual detentora do prêmio, levou o Barcelona até a final da última Liga dos Campeões, em que acabou vice-campeã e foi artilheira, com 11 gols, e conquistou o título do Campeonato Espanhol de 2022/22, competição em que sua equipe venceu todos os seus 30 jogos.
Mead foi campeã da última Eurocopa, competição pela qual foi também a artilheira, com seis gols, e eleita a melhor atleta. Pelo Arsenal, a atacante ainda anotou 13 tentos e deu 13 assistências na temporada de 2021/22.
Morgan foi artilheira da Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos (NWSL, na sigla em inglês) no ano passado, com 15 gols, e também do Campeonato Feminino da Concacaf, com três tentos. Nesta segunda competição, a atacante foi ainda campeã e eleita a melhor jogadora do torneio.
Melhores treinadores e goleiros
O The Best também reconheceu os melhores treinadores e goleiros da última temporada. No caso dos comandantes, Lionel Scaloni, técnico da Argentina, foi o vencedor entre os homens, ao concorrer com Carlo Ancelotti (Real Madrid) e Pep Guardiola (Manchester City); já entre as mulheres, Sarina Wiegman, da seleção da Inglaterra, foi a vencedora, em disputa com Sonia Bompastor (Lyon) e Pia Sundhage (Brasil).
Na premiação de arqueiros, o argentino Emiliano Martinez, eleito o melhor goleiro da Copa, foi o vencedor, concorrendo com o marroquino Yassine Bounou e o belga Thibaut Courtois; já entre as mulheres, a escolhida pela Fifa foi a britânica Mary Earps, do Manchester United, que estava na disputa com a alemã Ann-Katrin Berger e a chilena Christiane Endler.
Lionel Scaloni: #TheBest FIFA Men’s Coach 2022 ???? pic.twitter.com/j6HyKopWnw
#TheBest FIFA Men’s Goalkeeper Award 2022 goes to @emimartinezz1! ???? pic.twitter.com/rqgeU9UwtK
Prêmio Puskás
Também na cerimônia foi entregue o prêmio Puskás, pelo gol mais bonito da temporada. O atacante brasileiro Richarlison era um dos três finalistas da honraria pelo golaço de voleio marcado na vitória do Brasil sobre a Sérvia por 2 a 0 na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar.
No entanto, o vencedor foi o polonês Marcin Oleksy, do Warta Poznan (veja o gol que levou a honraria). Estava ainda na disputa o francês Dimitri Payet, do Olympique Marseille.
Fair Play e Fifa Fan Award
A Fifa também reconheceu o zagueiro georgiano Luka Lochoshvili com o prêmio de Fair Play, por salvar a vida de um adversário em campo quando atuava pelo Wolfsberger, e os torcedores argentinos com o Fifa Fan Award, devido à festa que protagonizaram no Catar.
Homenagem à Pelé e brasileiro no melhor time
A cerimônia contou logo no início com uma homenagem a Pelé, que morreu no fim do ano passado. A viúva do Rei do Futebol, Márcia Aoki, esteve presente no evento e ouviu do presidente da Fifa, Gianni Infantino, que o ex-jogador será eterno. Ela também recebeu das mãos de Ronaldo uma taça em reconhecimento à história do marido e fez um pequeno discurso de gratidão.
Outro brasileiro celebrado na premiação foi o volante Casemiro, do Manchester United e da seleção brasileira. Ele representou o Brasil no time masculino ideal eleito pela Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro).
Seleção FifPro masculina
Thibaut Courtois
Achraf Hakimi
Virgil van Dijk
João Cancelo
Kevin de Bruyne
Casemiro
Luka Modric
Lionel Messi
Karim Benzema
Erling Haaland
Kylian Mbappé
Seleção FifPro feminina
Christiane Endler
Lucy Bronze
Maria León
Leah Wlliamson
Wendie Renard
Alexia Putellas
Keira Walsh
Lena Oberdorf
Alex Morgan
Sam Kerr
Beth Mead