Líder, dono da melhor campanha e invicto, o Grêmio encerrou a primeira fase do Gauchão com um empate em 0 a 0 com o Ypiranga. A partida no Estádio Colosso da Lagoa não teve muitos destaques. Além das duas equipes com uma escalação reserva, o calor e a condição do gramado dificultaram as construções de lances de ataque.
Pela combinação dos resultados da 11ª rodada, o time de Erechim será o adversário gremista nas semifinais. Uma repetição da final do Estadual do ano passado. O jogo de ida das semis deve ser confirmado para o próximo domingo, no Colosso da Lagoa.
Na proteção a Brenno, a defesa teve João Pedro, Gustavo Martins, Bruno Uvini e Diogo Barbosa. Lucas Silva, Everton Galdino, Gabriel Silva e Gustavinho completaram o meio de campo. Diego Souza foi o centroavante. Também pensando na Copa do Brasil, o Ypiranga apostou em uma equipe reserva.
Quatro minutos depois, foi Gustavo Martins que proporcionou a chance ao adversário. O zagueiro errou em bola e acertou a tentativa de passe no corpo de MV. Brenno, novamente, conseguiu evitar o gol da equipe de Erechim.
A única chance de gol do Grêmio aconteceu nos acréscimos. Após cobrança de escanteio, Bruno Uvini ganhou a disputa pelo alto. Só que o zagueiro não conseguiu dar direção no cabeceio, e a bola passou por cima do gol do Ypiranga, aos 48 minutos.
De Porto Alegre, Renato acionou Alexandre Mendes e mandou seu auxiliar realizar três trocas. Kauan Kelvin, Everton Galdion e Gustavinho saíram para as entradas de Gabriel Silva, Zinho e Rubens, respectivamente. Os meninos aproveitaram a oportunidade. E, após as dificuldades do primeiro tempo, o Grêmio começou a criar alguns lances de perigo.
A resposta do Ypiranga aconteceu em chute de fora da área. Ronald arriscou de muito longe, aos 23, e Brenno fez outra boa defesa.