O Ferroviário, adversário do Grêmio na segunda fase da Copa do Brasil, vive um bom momento na temporada. Depois de ser rebaixado para a Série D no ano passado, a equipe cearense voltou a ter boas atuações. O time já garantiu a vaga na próxima fase da Copa do Nordeste e está nas semifinais do Estadual.
O "Ferrão" vem de nove jogos sem perder (cinco vitórias e quatro empates). No último final de semana, empatou o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Cearense, contra o Fortaleza, em 1 a 1. O gol do próximo adversário do Grêmio foi marcado por Felipe Guedes que, inclusive, teve passagem pelo Tricolor entre 2010 e 2012.
— Quando caiu da Série C para a Série D, houve uma mudança na presidência. O clube vivia um clima de quase terra arrasada, mas trouxe o técnico Paulinho Kobayashi e a situação mudou. Agora, já são 16 jogos na temporada, com oito vitórias, duas derrotas e seis empates. Com a classificação para as semifinais do Cearense, mesmo que não suba para a Série C neste ano, o time já garantiu vaga na quarta divisão no ano que vem, tendo calendário — afirma Kilmer de Campos, repórter da Rádio Assunção, de Fortaleza.
A boa fase do time se deve principalmente aos dois atacantes da equipe. Juntos, Ciel, experiente centroavante, e Erick Pulga, jovem revelação do Ferroviário, somam 19 gols na temporada. O primeiro já marcou 10 vezes no ano e Pulga já balançou as redes nove vezes. Ambos fizeram na vitória contra o Santa Cruz-PE pela Copa do Nordeste, na última semana, e igualaram o desempenho deste início de temporada de Pedro e Gabigol, atacantes do Flamengo e dupla que mais marcou gols em 2023.
Os dois serão presenças confirmadas no time que enfrentará o Tricolor, na Arena, na próxima quinta-feira (16). Taticamente, o treinador escala o time com um quadrado no meio de campo, com dois jogadores mais recuados e outros dois mais próximos dos atacantes.Sem o lateral Wesley, lesionado, o técnico Paulinho Kobayashi deve mandar a campo o time com Douglas Dias; Rodrigo Negueba, Eder Lima, Alisson e Matheus Silva; Felipe Guedes, Lincoln, Vinicius Paulista e Deysinho; Erick Pulga e Ciel.
Pela Copa do Nordeste, o "Ferrão" não foi derrotado ainda, soma três vitórias e quatro empates. O time tem 13 pontos e está em segundo lugar do grupo A. Após a vitória contra o Santa Cruz, Kobayashi avaliou os pontos fortes da equipe:
— Obediência tática. Falamos com eles e eles fazem o que treinamos. Os resultados estão vindo. Temos jogadas individuais que temos que ressaltar, porque falo para eles que quando chegam no último terço tem que tentar jogada individual, mas fora isso temos que trabalhar coletivamente na hora de marcar e na construção. Eles obedecem isso e facilita para que corram menos, joguem mais e o resultado acaba vindo.