Eliminado na semifinal do Gauchão pelo Caxias, o Inter utilizou 24 jogadores em sua campanha. Mano Menezes trabalhou com um grupo enxuto e em relação à temporada passada, Gabriel Baralhas, Mário Fernandes, Luiz Adriano e John foram as novidades apresentadas pela direção.
Veja a campanha do Inter no Gauchão:
13 jogos
6 vitórias
6 empates
1 derrota
24 gols marcados
10 gols sofridos
Na classificação final, a terceira colocação só amplia a série sem títulos do Inter, que foi campeão estadual pela última vez em 2016, sob o comando de Argel Fucks e desde então perdeu uma decisão para o Novo Hamburgo e viu o rival Grêmio ganhar os últimos cinco títulos seguidos.
Em todo o campeonato, o Colorado fez 13 jogos e sofreu apenas uma derrota, para o Grêmio. Porém, empatou seis partidas e venceu outras seis, sendo que duas delas contra os rebaixados Esportivo e Aimoré e uma diante do São Luiz, que até a última rodada lutou para não cair para a Divisão de Acesso. Dos 39 pontos jogados, o time de Mano Menezes obteve 61,5% de aproveitamento.
Contra os outros três semifinalistas do Gauchão, o Inter só conseguiu apenas uma vitória, diante do Ypiranga. Empatou suas três partidas contra o Caxias e perdeu o clássico Gre-Nal, com aproveitamento de 40% dos pontos disputados.Nos duelos contra Grêmio e Inter, finalistas do campeonato, o aproveitamento cai para 25%. Foram apenas 3 pontos conquistados em 12 disputados.
Confira a lista dos jogadores utilizados por Mano Menezes no Gauchão:
13 jogos - Maurício, Wanderson, Alan Patrick e Pedro Henrique
12 - Keiller, Bustos, Vitão, De Pena e Johnny
11 - Renê, Alemão e Rodrigo Moledo
9 - Estêvão
8 - Matheus Dias e Gabriel Baralhas
7 - Lucas Ramos
6 - Mercado e Lucca
5 - Mário Fernandes
4 - Thauan Lara e Luiz Adriano
1 - Igor Gomes, Felipe e John