Já quase se passaram seis meses e Geromel ainda não atuou pelo Grêmio em 2023. O zagueiro segue em recuperação de lesão no menisco do joelho esquerdo, sofrida ainda no início de janeiro, durante a pré-temporada. O seu contrato é válido até dezembro.
Desde que teve o vínculo renovado em agosto do ano passado, Geromel disputou apenas 13 jogos com a camisa gremista − todos na Série B. A última vez que esteve em campo foi no dia 23 de outubro, quando o Tricolor goleou o Náutico por 3 a 0, nos Aflitos, e garantiu o retorno à elite do futebol brasileiro.
Como o clube já havia atingido o objetivo de subir, Renato Portaluppi optou por poupar o capitão nas duas últimas rodadas da Série B, já pensando em 2023. Porém, para o azar do zagueiro, o ano não tem sido nada bom no âmbito esportivo. Logo na primeira semana de janeiro, Geromel deixou um treinamento no CT Presidente Luiz Carvalho mais cedo e, posteriormente, foi diagnosticado com uma lesão no menisco do joelho esquerdo, passando por um procedimento cirúrgico no dia 6 de janeiro.
Inicialmente, a previsão de retorno era março. Entretanto, Geromel apresentou um edema ósseo no local, atrasando o processo de recuperação. No dia 5 de maio, partiu dele a convocação de um entrevista coletiva para falar sobre a sua situação. O defensor esperava voltar a treinar normalmente em 20 dias: "Estou na fisioterapia manhã e tarde, fico o dia todo no clube. Estou mais forte, com mais massa, tenho me mantido ativo, para quando eu voltar, esperar menos tempo para voltar a jogar."
Mais uma vez, a previsão não se confirmou. Veio o mês de junho e Geromel segue sem previsão de retorno aos gramados. Até o presente momento, o departamento médico do clube não se manifestou a respeito. Quem falou foi o treinador. Renato Portaluppi, após a vitória contra o São Paulo no dia 4 de junho, mas sem dar qualquer tipo de informação mais precisa comentou o caso. “Geromel está entregue ao departamento médico, mas é muito cedo para um diagnóstico. Ele vem evoluindo da lesão e nos treinamentos, ele que irá nos dar a resposta, estamos observando’, disse à época.
Contratado em dezembro de 2013, Geromel se tornou um dos maiores ídolos da história do Grêmio. Em quase dez temporadas, o camisa 3 conquistou títulos importantes na Arena, como a Copa do Brasil (2016), a Copa Libertadores (2017), como capitão e a Recopa Sul-Americana (2018), além de cinco Campeonatos e quatro Recopas Gaúchas. Foi vestindo a camisa tricolor que o zagueiro chegou à Seleção Brasileira e disputou a Copa do Mundo da Rússia de 2018. Enquanto Geromel não retorna, fica a expectativa do torcedor do Grêmio em saber o que está se passando com o jogador.