EM SALVADOR/ - 01/07/2023 21:02

Grêmio vence o Bahia e se mantém na segunda colocação do Brasileirão

Gol de Gustavo Martins, nos acréscimos após assistência de Ferreira, garantiu a vitória gremista
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Equipes voltam a se enfrentar na terça-feira pela Copa do Brasil Felipe Oliveira / EC Bahia/Divulgação

O Grêmio saiu em vantagem na série de três partidas dos próximos 12 dias contra o Bahia. Nos acréscimos do confronto pelo Brasileirão, válido pela 13ª rodada, o Tricolor venceu por 2 a 1 na noite deste sábado (1) com um gol de Gustavo Martins já nos acréscimos. Os três pontos somados levaram o Tricolor aos 26 pontos, o que mantém o time em segundo lugar e na perseguição ao Botafogo.

Três dias antes da decisão pela Copa do Brasil, Renato fez uma aposta ousada. O técnico surpreendeu ao escalar o Grêmio com força máxima para o jogo válido pelo Brasileirão. Luis Suárez, que tinha a previsão de ser poupado, foi para campo desde o início da partoda. Além de utilizar todos os titulares à disposição, o esquema também foi uma outra surpresa. O time voltou a atuar com três zagueiros, com Gustavo Martins, Bruno Uvini e Kannemann juntos no setor. 

Bahia e Grêmio fizeram valer as escalações titulares. As duas equipes fizeram um primeiro tempo de altíssima intensidade, com troca constante do controle do jogo. Logo com quatro minutos, Cauly teve a primeira chance do jogo. Após cobrança de escanteio, a defesa do Grêmio não marcou o jogador do Bahia e teve de torcer para o adversário errar a pontaria no chute por cima do gol defendido por Grando. A resposta do Grêmio saiu um  minuto depois. Luis Suárez encontrou Bitello entrando livre na área do Bahia, mas o chute do meio-campista foi para fora.

Em uma jogada muito parecida com o lance de Bitello, o Grêmio abriu o placar. Aos 9 minutos, após Kannemann recuperar a bola no meio do campo, Suárez novamente fez o cruzamento para a área do Bahia. Villasanti tentou o domínio no peito e a bola sobrou para Cristaldo finalizar. A bola passou por baixo das pernas do goleiro Marcos Felipe e o Grêmio abriu o placar. 

O Bahia respondeu rapidaente. Aos 14, Gabriel Grando teve que trabalhar para manter a vantagem. Após Cauly enfileirar dribles na defesa do Grêmio, a bola sobrou para Vinicius Mingotti. O chute cruzado do centroavante do Bahia parou nas mãos do goleiro do Grêmio e Reinaldo deu um chutão para afastar o risco. Na cobrança de escanteio, outro susto. Grando falhou feio e soltou a bola nos pés de um jogador do Bahia. Mas a defesa gremista novamente evitou a chance dos adversários.

O jogo seguiu em um ritmo alucinante, e o Bahia chegou ao empate no contra-ataque de uma tentativa do Grêmio de contra-atacar. Thaciano recuperou a bola após passe errado de Bitello e lançou Mingotti nas costas dos zagueiros do Grêmio, que saíam para se somar aos companheiros na dispara para o ataque. O centroavante ganhou na velocidade dos marcadores, avançou livre e tocou por cobertura na saída de Gabriel Grando. Kannemann se atirou para tentar evitar o gol, mas Kayky empurrou a bola para o fundo do gol, com 19 minutos do primeiro tempo. 

Principalmente em lances com Cauly, o Bahia cresceu no jogo e criou mais problemas para o Grêmio. O meia, destaque da primeira etapa, quase marcou um golaço em outra disparada pelo meio do campo. O camisa 8 avançou sem marcação e bateu livre da entrada da área para boa defesa de Grando no meio do gol.  

O Grêmio ainda reclamou de um pênalti não marcado em Cristaldo. O argentino recebeu um lançamento pelo alto e levou uma trombada ao tentar o domínio. Renato ficou tão irritado que acabou levando cartão amarelo pela reclamação.

Kayky começou o segundo tempo com uma sequência de dribles dentro da área do Grêmio, mas o Tricolor escapou de levar a virada após a bola bater em Kannemann e sair por cima do gol. Em cobrança de falta defendida por Marcos Felipe, Suárez teve sua primeira finalização na partida. 

Suárez chegou a marcar em cruzamento de Bitello, aos 14 minutos, mas o lance foi invalidado por impedimento na origem do lance. Renato chamou Cuiabano, que entrou no lugar de Cristaldo, para dar mais velocidade e vitalidade ao time. 

Villasanti apareceu novamente com perigo no campo de ataque. O volante curtiu uma de ponta direita e encontrou João Pedro entrando na área, com 24 minutos. Só que o bom toque para o ala direito não foi bem aproveitado. A finalização parou em cima do goleiro do Bahia e o Grêmio perdeu boa oportunidade.

O jogo para Suárez acabou aos 30 minutos. O centroavante deu lugar para Vina. O camisa 11, em seu primeiro lance, quase marcou em chute de fora da área. O novo fôlego levou o Grêmio novamente para o ataque. Aos 35, em bela jogada individual, Villasanti parou em Marcos Felipe. O chute do volante foi defendido e acabou fora do alcance de Cuiabano no rebote. Após o ritmo alucinante em boa parte do jogo, os minutos finais da partida foram de chances desperdiçadas. 

Cauly teve a melhor chance, no meio da área do Grêmio, mas chutou por cima do gol de Grando aos 44 minutos. Ferreira, nos acréscimos, reestrou após 98 dias. O atacante entrou no lugar de Carballo e evitou a vitória. Uma finalização de Bitello bateu nas pernas do camisa 10 após falha incrível de Marcos Felipe e o árbitro assinalou o impedimento. Mas o atacante se redimiu. Em lance pela esquerda, cruzou na medida para Gustavo Martins completar para o gol e garantir a vitória, aos 49 minutos do segundo tempo. 

No ensaio geral para as decisões pela Copa do Brasil, a vitória por 2 a 1 recompensou a estratégia de Reanto de apostar no uso dos titulares no Brasileirão.

Fonte: Gaúcha ZH
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...