O piloto holandês Dilano van’t Hoff, de 18 anos, morreu durante uma corrida da Freca (Fórmula Regional Europeia), uma “categoria de base” da Fórmula 1. A morte ocorreu neste sábado (1º) na última volta do circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Van ‘t Hoff perdeu o controle do carro em um trecho molhado pela chuva, quando ficou de lado no meio da pista e foi atingido pelo piloto Adam Fitzgerald, que não conseguiu desviar do colega. Conforme as imagens, é possível ver que a pista apresentava péssimas condições de visibilidade.
Segundo informações do jornal belga La Dernière Heure/Les Sports, o impacto foi a mais de 200 km/h.Colisões desse tipo são conhecidas como “batidas em T” e costumam ser algumas das mais perigosas do automobilismo. Em 2019, o francês Anthoine Hubert morreu da mesma maneira em uma corrida da Fórmula 2, também no circuito de Spa-Francorchamps.
O circuito belga, além de ser um dos mais tradicionais do automobilismo, é também dos mais perigosos e passou por algumas mudanças ao longo dos anos, para reduzir os riscos de acidentes.
Van ‘t Hoff foi campeão espanhol de Fórmula 4 em 2020 e competia na Freca pela equipe MP Motorsport, a mesma em que o brasileiro Felipe Drugovich se sagrou campeão da Fórmula 2, em 2022, e que Caio Collet corre na Fórmula 3 deste ano.
Em nota, a Freca expressou condolências à família, ao time e a amigos do piloto.Stefano Domenicali, presidente da Fórmula 1, também lamentou a morte de Dilano van’t Hoff em uma postagem nas redes sociais. “Dilano morreu perseguindo seu sonho de chegar ao auge do automobilismo.”