Desfalque de última hora na partida contra o Bahia, Suárez não tem presença garantida diante dos cariocas. O centroavante tem convivido com dores no joelho direito, motivo, inclusive, que o tirou do duelo pela Copa do Brasil na última terça-feira. "Vai depender dele. Se ele falar que está sem dores no joelho e que está pronto para jogar, vai enfrentar a equipe do Botafogo", afirmou Renato Portaluppi entrevista coletiva de sexta-feira. O treinador ressaltou a importância do uruguaio e admitiu que o time cai de produção sem o camisa 9: "Ele faz muita falta. Conhece a área e o adversário tem respeito por ele". Caso Luisito não atue, Vina deve ser improvisado na posição outra vez.
Renato deverá repetir a formação com três zagueiros. Esse esquema foi adotado pelo técnico tricolor como uma forma de suprir a falta dos jogadores de velocidade e vem dando resultado. Desde que foi fixado no Gre-Nal, o Grêmio teve apenas uma derrota, para o Flamengo no Maracanã. As exceções nessa sequência foram contra América-MG e Coritiba.
A grande novidade entre os relacionados pode ser o retorno de Geromel. O defensor ainda não atuou nesta temporada, em função de uma lesão no menisco do joelho esquerdo que teve em janeiro. Desde a semana passada, ele tem participado dos treinamentos e pode vir a ser opção no banco de reservas contra o Botafogo. Em contrapartida, Iturbe, o primeiro reforço anunciado desde que abriu a janela de transferências, ainda não está à disposição. Mesmo que já tenha treinado com o plantel na quinta e na sexta-feira, o atacante argentino, naturalizado paraguaio, não teve o seu nome regularizado no BID da CBF e, portanto, não está liberado para estrear pelo clube. A apresentação oficial do jogador deve acontecer no início da próxima semana.