O último gol foi diante do Coritiba, na Arena, na goleada por 5 a 1, no dia 25 de julho. Caso não marque contra o Cabuloso, pela 21ª rodada do Brasileirão, Suárez vai igualar a sua pior sequência por clubes, que é de nove jogos sem fazer um gol. Isso aconteceu em duas oportunidades ao longo da sua carreira: no Groningen, da Holanda, em 2006, e no Atlético de Madrid, da Espanha, entre o final de 2021 e o início de 2022.
Mesmo que o momento de Luisito não seja tão positivo, a sua presença em campo eleva o rendimento do Tricolor no Campeonato Brasileiro. Em 15 jogos que o camisa 9 esteve presente, o Grêmio somou 60% de aproveitamento, com oito vitórias, três empates e quatro derrotas, além de uma média de 1,6 gols por partida. Já sem o Pistolero, os gaúchos conquistaram 50% dos pontos. Em quatro jogos, foram duas vitórias e duas derrotas, também caindo a média para 1,2 gols por partida.
Além das bolas na rede, o centroavante já contribuiu com dez assistências, sendo algumas delas como visitante Brasil afora. Até para tentar não sentir tanto a falta de Suárez, quando o uruguaio não puder atuar, o Grêmio foi ao mercado na janela de transferências e contratou João Pedro Galvão por empréstimo, do Fenerbahçe, da Turquia. Na rodada mais recente, contra o Santos, o camisa 11 foi titular, mas pouco conseguiu contribuir e foi substituído por André Henrique no segundo tempo. A passagem do camisa 9 por Porto