Dupla foi punida com quatro jogos de suspensão pelo STJD | Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação
O Grêmio contará com o técnico Renato Portaluppi e o lateral-esquerdo Reinaldo no duelo contra o Corinthians, na segunda-feira, na NeoQuimica Arena.
Após receberem quatro jogos de suspensão na manhã desta sexta-feira por causa das expulsões na derrota para o Santos por 2 a 1, na Vila Belmiro, o Tricolor conseguiu efeito suspensivo junto ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). A decisão ainda será julgada, mas para o duelo de segunda-feira ambos estão liberados.
Mais cedo, eles foram incluídos no artigo 243-F do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que caracteriza a conduta de "ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto".
Razão das punições
Renato recebeu o cartão vermelho direto, após reclamação efusiva com a arbitragem no final do segundo tempo. Na súmula do jogo, o árbitro Paulo César Zanovelli relatou o seguinte: "Se dirigiu ao referido 4º árbitro proferindo as seguintes palavras: 'Vocês precisam ir ver o VAR, estou cansado de ser roubado', fazendo simultaneamente o gesto com as mãos".
Já Reinaldo recebeu o segundo cartão amarelo após cometer falta em Dodi também na reta final da etapa final. No documento da partida, o juiz descreveu que: "Após a expulsão, o referido atleta veio em minha direção e proferiu as seguintes palavras a mim: 'Você está de sacanagem, está roubando a gente".