O Grenal de número 440 acontece neste domingo (8), no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), pela Série A, mas o que está em jogo para cada equipe no clássico? Internacional e Grêmio chegam para a partida não só em posições diferentes na tabela, mas também com desempenhos diferentes no Campeonato Brasileiro.
O que está em jogo no Grenal
Segundo o curso de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para o Grêmio, ainda existem 8% de chances de ser campeão do Brasileirão, enquanto que para o Inter as chances de levar o título são nulas. Quando o assunto é Libertadores, a diferença entre os dois é gigantesca. O Tricolor tem 83,7% de chances de se classificar para a competição, já o Colorado só 0,36%.A melhor probabilidade para o Inter na Série A é conseguir uma vaga na Sul-Americana de 2024, com 38,6% de chances. Pensando no rebaixamento, o Colorado não pode se descuidar totalmente pois ainda tem 20,9% de possibilidade de cair para a Série B. Por outro lado, os gremistas podem dormir tranquilos pois não existe chance de cair.
Caso o Brasileirão tivesse acabado no primeiro turno, o Grêmio seria vice-campeão e o Inter ficaria em 14º, ou seja, fora da Sul-Americana. Olhando só para o returno, o Tricolor é o 6º colocado, e o Colorado em 17º.
Os únicos números em que os oponentes históricos estão muito perto é quando se olha para o desempenho como mandante. O Grêmio conquistou 12 pontos jogando na Arena, enquanto o Internacional garantiu 11 pontos no Beira-Rio.Ataque. Este é o número em que gremistas estão em maior vantagem em relação aos colorados. O Grêmio tem o melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 40 gols marcados, mesmo número do Botafogo. Com 20 gols marcados, o Internacional tem o pior ataque da competição.
O Grenal aconteceu 17 vezes nesta década (2020-2023), com quatro vitórias do Internacional, nove do Grêmio e quatro empates. Foram 10 gols marcados pelo Internacional e 19 pelo Grêmio.