MATEMÁTICA - 12/10/2023 21:20

Os cálculos para o Inter garantir vaga na Copa Libertadores 2024

Colorado é hoje o 12º colocado no Brasileirão, a 10 pontos do Fortaleza, que fecha o G-6
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Embora possível do ponto de vista matemático, a missão do Inter de conquistar uma vaga na Copa Libertadores 2024 não será nada fácil. Conforme as projeções atuais da tabela, o time de Eduardo Coudet teria que conquistar pelo menos nove vitórias nos 12 jogos restantes pelo Brasileirão para carimbar a vaga na competição continental.

Hoje, o Inter é o 12º colocado com 32 pontos, a 10 do G-6 e 12 do G-4. Contudo, se o Fluminense vencer a Libertadores, o Fortaleza vencer a Sul-Americana e as duas equipes terminarem o campeonato entre os seis primeiros, o G-6 poderia virar G-8, tornando um pouco menos difícil a pretensão colorada.

Porém, ainda assim, o cenário não seria nada animador. Hoje, o oitavo colocado é o Athletico-PR, com 41 pontos e 52% de aproveitamento. Para atingir esse rendimento até o final do campeonato, o Inter precisaria de 27 pontos (ou nove vitórias) em 12 jogos, um aproveitamento de 75%, chegando, nesta hipótese, aos 59 pontos.

Já para chegar ao G-6, a referência é a campanha do Fortaleza, atual sexto colocado, com 42 pontos e 53% de aproveitamento. Com este parâmetro, o Colorado precisaria de 29 pontos em 12 jogos, ou nove vitórias e dois empates, podendo perder no máximo um jogo até o final da competição, chegando aos 61 pontos. Para essa arrancada, o aproveitamento necessário seria de 81%.

Por fim, para terminar o Brasileirão no G-4, o desafio seria ainda maior. Afinal, o quarto colocado hoje é o Palmeiras, com 44 pontos e 56% de aproveitamento. Se a projeção for mantida, o time de Coudet teria que somar 64 pontos. Para isso, precisaria de 10 vitórias e dois empates em 12 jogos, com um aproveitamento de 89%, ou seja, não poderia mais sofrer derrotas até o final da temporada.

Isso significa que, para ir à Libertadores, o Inter teria que, daqui para frente, apresentar um aproveitamento entre 75% e 89%, superior inclusive ao do líder Botafogo, que tem hoje 70% e muito superior ao do próprio Colorado, que tem um aproveitamento de apenas 41% na competição.

Fonte: Gaúcha/ZH
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...