A Chapecoense decidirá o que será da temporada 2024 na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, que acontece neste sábado (25). Dessa forma, o NSC Total mostra o que o Verdão do Oeste precisa para escapar do rebaixamento para a terceira divisão.
De acordo com o departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Chapecoense tem 77,5% de chance de cair, mesmo com dois pontos da Ponte Preta, que é o primeiro fora da zona de rebaixamento.
Atualmente, a Chape tem 37 pontos e está em 18º, sendo a mesma pontuação do Tombense, que tem uma vitória a mais. Ponte Preta e Sampaio Corrêa estão com 39 pontos e em 16º e 15º, respectivamente, e também correm risco de rebaixamento.
Vale ressaltar que duas “vagas” ainda estão em aberto, sendo que Londrina e ABC já não têm condições matemáticas de escapar.
O que a Chapecoense precisa para escapar do rebaixamento da Série B
Primeiro, a Chapecoense precisa vencer. Em caso de derrota ou empate, a equipe catarinense já estará rebaixada, independente do resultado dos adversários.Se conseguir vencer o Vitória na Arena Condá, em Chapecó, o Verdão do Oeste precisará torcer para o tropeço do restante, sendo que apenas um pode garantir os três pontos.
Caso a Ponte Preta derrote o CRB, o Sampaio Corrêa empate com o Sport e o Tombense com o Mirassol, a Chape se livra com 40 pontos e a Bolívia Querida cai com a mesma pontuação, mas os catarinenses se livram por conta do número de vitórias, sendo oito contra nove.Outro cenário é a Chapecoense vencer e os outros três concorrentes fiquem apenas no empate. Dessa forma, três times ficarão empatados com 40 pontos e o Verdão do Oeste se livra por conta do número de vitórias.