O início da sequência de foco exclusivo do Grêmio no Brasileirão começou com derrota. No Maracanã, após começar bem a partida, o Tricolor perdeu por 2 a 1 para o Flamengo na noite desta quinta-feira (13). Uma partida que mostrou bons momentos do time de Renato Portaluppi. No entanto, a equipe gaúcha não teve forças para reagir quando o adversário se impôs. Com seis pontos após seis jogos, o Grêmio termina a rodada com a ameaça do Z-4. está a apenas um ponto da zona de rebaixamento.
A ideia de Renato de rodar o grupo se confirmou no retorno do Grêmio aos jogos do Brasileirão após os últimos dias dedicados à Libertadores. Rafael Cabral voltou a ser titular do gol, com Galdino aberto pelo lado esquerdo no lugar de Soteldo. Mas a mudança mais significativa foi a nova oportunidade a João Pedro Galvão na vaga de Diego Costa, lesionado.
Como ocorreu no encontro entre as equipes no Maracanã pelo Brasileirão do ano passado, o Grêmio fez uma grande apresentação. Mas o Flamengo é quem saiu com vantagem no placar. Desde o inicio da partida, a pressão da marcação na saída de bola rendeu bons frutos ao Tricolor. A estratégia pensada por Renato também mostrou acerto com a tentativa de explorar ofensivamente as combinações pelo lado do campo.
Em apenas cinco minutos de bola rolando, o Grêmio teve boas oportunidades pelo lado direito. Na primeira, J.P Galvão não alcançou uma bola que Igor Jesus afastou errado. Instantes depois, após jogada do centroavante, Pavon recebeu de frente para Rossi e chutou por cima do gol. A primeira intervenção de um goleiro, no entanto, foi de Rafael Cabral. Léo Ortiz cabeceou cruzamento em cobrança de falta e forçou defesa aos 14 min.
Três minutos depois, João Pedro recebeu pelo alto de Pavón e tentou encobrir Rossi. Fabricio Bruno tirou a bola quase em cima da linha. O Flamengo perdeu Cebolinha e Igor Jesus lesionados na primeira meia hora de jogo. Bruno Henrique e Luiz Araújo entraram, e mudaram a história do primeiro tempo. De fora da área, em um contra-ataque rápido, o Flamengo criou uma grande chance. Luiz Araújo recebeu de Bruno Henrique e acertou a trave em chute da intermediária. Aos 41 minutos, o gol nasceu. Luiz Araújo arrancou quase do meio de campo e soltou uma pancada de fora da área: 1 a 0.
Satisfeito com a produção do Grêmio, Renato mandou o mesmo time de volta para o segundo tempo. O Flamengo, em mais um contra-ataque, teve um pênalti a seu favor marcado em uma tentativa desarme de Kannemann nos minutos inicias. Luiz Flávio de Oliveira revisou o lance no VAR e anulou a penalidade. Bruno Henrique recebeu amarelo pela simulação. Renato lançou Nathan Fernandes para a saída de Pavon. Logo em seguida, David Luiz acertou o travessão de Rafael Cabral depois de cobrança de escanteio.
Uma escapada pela direita de Dodi rendeu uma oportunidade de JP Galvão cabecear. Só que o centroavante pegou fraco na bola e Rossi defendeu sem dificuldades. Pedro respondeu após falha da defesa do Grêmio. O centroavante do Flamengo teve a bola na pequena área e chutou por cima do gol do Grêmio. O que faltou de caprinho para o camisa 9 da equipe carioca, sobrou novamente para Luiz Araújo. O atacante foi acionado no lado da área e mandou um chute preciso, no cantinho de Rafael Cabral.
Renato mandou Carballo, Edenilson e Fabio a campo nos lugares de Pepê, Galdino e João Pedro. O Flamengo seguiu melhor, com chances perigosas na combinação entre o trio Gerson, Pedro e Luiz Araújo. Nathan Pescador foi a campo nos minutos finais, no lugar de João Pedro Galvão. O centroavante da equipe carioca só não transformou a vitória em goleada por grande defesa de Rafael Cabral nos minutos finais. Nos acréscimos, Kannemann desviou escanteio e Edenilson apareceu para descontar. Mas não foi o suficiente para mudar o resultado final. O Grêmio segue no Rio de Janeiro para os próximos dias como base. O próximo compromisso é neste domingo (16), no Espiríto Santo, contra o Botafogo.
Brasileirão — 8ª rodada — 13/6/2024Flamengo (2)
Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Léo Ortiz (Victor Hugo, 37'/2ºT), Igor Jesus (Luiz Araújo, 29'/1ºT) e Lorran (Evertton Araújo, 37'/2ºT); Gerson, Everton Cebolinha (Bruno Henrique, 24'/1ºT) e Pedro. Técnico: Tite
Grêmio (1)
Rafael Cabral; João Pedro (Fabio, 30'/2ºT), Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Pepê (Carballo, 30'/2ºT), Dodi, Pavon (Nathan Fernandes, 12'/2ºT), Cristaldo e Galdino (Edenilson, 30'/2ºT); João Pedro Galvão (Nathan, 37'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Luiz Araújo aos 41min do 1º tempo; Luiz Araújo (F), aos 22min, e Edenilson (G) aos 50min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Pedro, Wesley (F); João Pedro, Galdino, Carballo e Kannemann (G)
ARBITRAGEM: Luiz Flávio de Oliveira (SP), auxiliado por Daniel Paulo Ziolli (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP). VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
PÚBLICO: 51.785
RENDA: R$ 2.744.9638,00
LOCAL: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Próximo jogo
Domingo, 16/6 — 18h30min
Grêmio x Botafogo
Estádio Kleber Andrade (Cariacica-ES )
Brasileirão (9ª rodada)