2 X 1 - 16/06/2024 20:56

Grêmio perde para o Botafogo e entra na zona de rebaixamento do Brasileirão

Tricolor somou apenas seis pontos nas sete rodadas iniciais da competição
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Botafogo saiu na frente, com gol de Cuiabano. Vitor Silva / Botafogo/Divulgação

O alerta está ligado no Grêmio. Na noite deste domingo (16), em Cariacica-ES, o Tricolor perdeu por 2 a 1 para o Botafogo. Resultado que deixa a equipe gaúcha na zona de rebaixamento, ao final da nona rodada do Brasileirão. Foi terceira derrota consecutiva na competição desde a retomada após a paralisação pela enchente no Rio Grande do Sul.

Uma sequência de trocas foi promovida por Renato. Dos 11 titulares escalados, só Dodi, Pavon, Cristaldo e JP Galvão começaram a última partida. Caíque foi o escolhido como goleiro titular, com a defesa formada por Fabio, Geromel, Gustavo Martins e Mayk. Carballo e Gustavo Nunes completaram a escalação. 

Mesmo como mandante, o Grêmio tinha minoria nas arquibancadas. Os botafoguenses tomaram conta de mais da metade dos espaços disponíveis no Estádio Kleber Andrade, pelo acordo feito entre as direções de levar a partida para Cariacica no primeiro turno e para Brasília no returno do Brasileirão.

Sentindo como se estivesse em casa, o Botafogo começou o jogo mais perigoso. Logo aos 6 minutos de jogo, teve uma boa oportunidade. Damian Suárez recebeu na área e chutou por cima do gol defendido por Caíque. Mas foi pelo outro lado, e de um velho conhecido da torcida do Grêmio, que a equipe carioca abriu o placar. Cuiabano aproveitou desatenção entre Pavon e Fabio, invadiu a área e bateu cruzado para marcar o gol com apenas 9 minutos. 

O gol, no entanto, fez o Botafogo recuar. E o Grêmio começou a aproveitar melhor os espaços. Aos 16, em dois momentos, chegou perto de empatar. Primeiro, Cristaldo recebeu bola na marca do pênalti, mas chutou em Gregore. Na sequência do lance, o camisa 10 cruzou de bicicleta e JP Galvão cabeceou por cima do gol.

A resposta do Grêmio saiu do pé direito de outro menino formado em Eldorado do Sul. Dodi recuperou a bola no campo de defesa, foi derrubado e o árbitro deu vantagem. Pavon fez o cruzamento, Lucas Halter desviou e Gustavo Nunes finalizou para empatar a partida aos 20 minutos.

O empate tirou um pouco da agressividade das duas equipes. O jogo ficou mais entre as duas intermediárias, mas com leve vantagem para o Grêmio no embate.

O segundo tempo começou com o mesmo ritmo depois dos gols. Mas uma falha de Geromel custou caro para o Grêmio aos 11. O zagueiro tentou antecipar um passe de Luiz Henrique para Júnior Santos, foi batido e o atacante mandou para o gol sem marcação. Como foi na primeira etapa, o gol despertou o Tricolor. Após cobrança de escanteio, Gustavo Martins finalizou e Júnior Santos salvou em cima da linha.

Uma combinação entre Pavon e Fabio rendeu outra boa oportunidade. O cruzamento do lateral encontrou Cristaldo, mas John fez grande defesa. Caíque precisou trabalhar em chute de fora da área de Marlon Freitas.

Renato resolveu mudar o Grêmio. Colocou Galdino como centroavante no lugar de JP Galvão e Nathan Fernandes na vaga de Pavon. Por mais força, o técnico também trocou seus dois volantes. Edenilson e Du Queiroz entraram para as saídas de Dodi e Carballo. No fim, Nathan ainda ingressou para Cristaldo descansar no fim do jogo.

Um chute de fora da área, aos 41 minutos, foi o que de melhor o Grêmio produziu em busca do empate. Du Queiroz forçou boa defesa de John na finalização.

Ainda sem vencer desde o recomeço do Brasileirão, o Grêmio terá uma semana importante. Nesta quarta-feira, no Ceará, enfrentará o Fortaleza. E o clássico Gre-Nal, em Curitiba, para encerrar os próximos dias de decisões.

Próximo jogo
Quarta-feira, 19/6 — 20h
Fortaleza x Grêmio
Arena Castelão — Brasileirão (10ª rodada)

Fonte: Gaúcha / ZH
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...