A quarta-feira (14) foi de folga para o grupo de jogadores do Grêmio que esteve em Curitiba. A delegação retornou a Porto Alegre logo após a vitória de virada sobre o Fluminense e se reapresenta no CT Luiz Carvalho apenas na manhã de quinta (15), quando o técnico Renato Portaluppi começará a montar a estratégia para o duelo com o Bahia, pelo Brasileirão.
Apesar do período de descanso dado aos atletas, o Tricolor deve repetir a estratégia usada nas duas últimas rodadas do Brasileirão, quando preservou grande parte dos titulares diante do Athletico-PR e Cuiabá. Isso ocorrerá por conta da proximidade com o confronto de volta das oitavas de final da Libertadores, agendado para terça-feira (20).
Desta forma, jogadores que não seriam utilizados para começar a partida no Rio de Janeiro deverão ganhar oportunidades em Caxias do Sul neste fim de semana. Entre eles estão os recém-contratados Aravena e Arezo e o zagueiro Rodrigo Ely, que foi expulso no Couto Pereira e terá de cumprir suspensão no Maracanã.
Por outro lado, Mayk, Kannemann e Diego Costa, que ficaram de fora por questões médicas, serão reavaliados. Dos três, o lateral é quem tem maiores chances de aparecer no gramado do Estádio Alfredo Jaconi.
Até agora, a única baixa certa é o volante Edenilson que, mesmo não tendo sido inscrito na Libertadores, recebeu o terceiro cartão amarelo no campeonato nacional e nem subirá a Serra.
Com viagem programada para a tarde de sexta-feira (16), o Grêmio terá dois treinos para ensaiar o time que enfrentará o Bahia. A partida será disputada às 16h de sábado (17).