A diretoria do Grêmio só irá debater a permanência do técnico Renato Portaluppi para 2025 após o encerramento do Brasileirão. A afirmação foi feita pelo vice-presidente de futebol Antonio Brum, em entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira (27), no CT Luiz Carvalho.
A situação não é exatamente nova. Em todas outras passagens pelo Tricolor, o ídolo gremista acertou um vínculo sem multa contratual e com duração apenas até o fim da temporada em vigor. Desta forma, sempre foi necessário conversar sobre a prorrogação do vínculo entre dezembro e janeiro.
— O Renato é um grande treinador. A gente não está discutindo o ano que vem com nenhum jogador e nem com o Renato. Inclusive, na temporada passada, também só se discutiu a permanência dele, e o Renato prefere assim, no final da temporada. A relação é ótima, a gente gosta muito do Renato como pessoa e como treinador. Mas nós não estamos pensando em renovações de contratos agora e, sim, em terminar a temporada da melhor maneira possível — disse o dirigente.
O treinador vive sua quarta passagem como técnico do Grêmio. O último trabalho iniciou em setembro 2022, quando assumiu a equipe na reta final da Série B. Portanto, tem uma relação de quase dois anos com o atual vice-presidente de futebol.
— A relação é muito aberta em todos os processos, de contratações, de análise de time. É o treinador que a gente escolheu e confia. É um excelente treinador e já mostrou nos resultados de suas passagens pelo Grêmio. A decisão final é dele, mas a gente passa trocando ideias o tempo inteiro. Eu nem continuaria no cargo se não tivesse este tipo de acesso. Estou aqui para ajudar — comentou Brum.
Apesar da direção gremista adiar a conversa para o fim do ano, a renovação não está atrelada a um objetivo dentro de campo. Eliminado da Libertadores e da Copa do Brasil, o Tricolor tem 16 rodadas do Brasileirão para encerrar 2024.
— Eu sabia que a torcida nos perdoaria se a gente escapasse do rebaixamento e fosse o mais longe nas Copas. Infelizmente, a gente não foi adiante nas Copas. Então, temos que ir o melhor possível no Brasileirão agora. Claro que isso é uma construção passo a passo, jogo a jogo, mas todo mundo está muito ciente de que temos que fazer o maior número possível de pontos. Aonde isso vai nos levar, só vamos saber no final da competição — concluiu o vice de futebol gremista.