O reencontro de Roger Machado com o Alfredo Jaconi foi com vitória para o agora treinador colorado. Assim como havia acontecido no Beira-Rio, no mês passado, o Inter bateu o Juventude, neste domingo (1º). Borré e Gabriel Carvalho marcaram no primeiro tempo. Bernabei ampliou na segunda etapa e Oyama descontou no fim para decretar o 3 a 1 no jogo pela 25ª rodada do Brasileirão.
Com a vitória, o Inter chegou aos 32 pontos e abriu quatro para o Ju. O Colorado agora tem sete de vantagem para a zona de rebaixamento, está a nove do G-6 e cada vez mais olha para a briga por vaga na Libertadores 2025.
Sem Rogel e Mercado, ambos suspensos, Roger Machado ainda teve em Fernando uma baixa de última hora. O volante apresentou um quadro febril no sábado e ficou no banco em Caxias do Sul. Rômulo foi o escolhido para abrir o meio-campo à frente de uma zaga formada por Vitão e Igor Gomes. No setor ofensivo, Alan Patrick novamente ficou no banco com a dupla Gabriel Carvalho e Bruno Tabata sendo mantida.
Na entrada no gramado do Jaconi, Roger foi alvo de xingamentos da torcida do Juventude, que confeccionou cédulas de papel com o rosto do treinador por conta de sua decisão de deixar o clube da Serra para treinar o Inter.
O jogo começou com clima quente. Com apenas dois minutos, Thiago Maia deu uma entrada forte em Jadson e levou o primeiro amarelo. Isso foi resultado da intensa briga por espaço no campo. Nenhum dos times deixava o adversário sair tranquilo de trás.
A primeira chance de gol de partida foi dos mandantes. Aos 21 minutos, após um escanteio a favor do Inter, o Juventude encaixou um contra-ataque que só não terminou em gol porque Rochet fez bela defesa em chute de Erick. O goleiro uruguaio voltou a trabalhar no lance seguinte quando o escanteio foi batido pelo Juventude e Rochet precisou fazer duas defesas para manter o zero no placar.
A resposta do Inter veio logo depois em chute de Rômulo. O volante apanhou um rebote na frente da área e pegou com força na bola, acertando a trave esquerda de Gabriel.
O lance de Rômulo foi um destaque do que estava por vir. Aos 29, o Inter pressionou no campo de ataque e Bruno Gomes conseguiu a roubada. A bola sobrou para Tabata, que acertou um cruzamento na medida para Borré. O colombiano subiu entre os zagueiros para abrir o placar.
A vantagem colorada logo foi dobrada. Aos 33, o Inter construiu uma bela jogada pelo lado esquerdo que terminou com Thiago Maia servindo Gabriel Carvalho. O garoto de 17 anos anotou seu primeiro gol como profissional para deixar o placar em 2 a 0.
A situação do Juventude ficou ainda mais difícil no último minuto do tempo regulamentar, quando Rodrigo Sam levou o cartão vermelho direto por uma entrada forte em Rômulo. Jair Ventura recompôs a zaga com a entrada de Yan Couto e mandou a campo ainda Marcelinho. Saíram o meia Jean Carlos e o centroavante Ronie Carrillo.
Segundo tempo
Wesley teve outra oportunidade para o Inter aos 7, em chute que acertou o pé da trave. A postura de seguir atacando mesmo em vantagem premiou o Colorado aos 13. Bernabei, de boa partida, recebeu na área e bateu cruzado para vencer Gabriel e transformar o placar em goleada.
Em sua primeira jogada, Alan Patrick serviu Gabriel Carvalho, que viu parar no xará Gabriel Vasconcellos a chance do seu segundo gol no jogo. Roger ainda teve tempo para dar minutos ao garoto Gustavo Prado, que entrou no lugar de Wesley aos 30.
O Inter seguiu com total controle do jogo e Valencia ainda perdeu outra boa chance. A má jornada do equatoriano ficou clara nos acréscimos. Ele perdeu a bola que gerou um contra-ataque para Oyama diminuir e definir o 3 a 1 no placar.
Mas isso não mudou a alegria colorada. Em um lugar que conhece bem e que já foi sua casa, Roger Machado conquistou a primeira vitória como visitante na casamata colorada. O Inter sobe na classificação e passa a pensar em voos maiores no Brasileirão.