Com o fim dos jogos de ida das quartas de final da Libertadores e da Copa Sul-Americana, os times brasileiros que participam das competições já sabem o que precisam fazer para avançar para a próxima fase dos torneios. As situações das equipes são bem diferentes.
Libertadores
Botafogo e São Paulo – no jogo que aconteceu no Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), nenhuma equipe conseguiu balançar a rede. Com o placar em 0 a 0, a decisão agora é no MorumBis, em São Paulo (SP). Quem vencer, por qualquer placar, avança, já o empate leva a decisão para os pênaltis.
Fluminense e Atlético-MG – o Tricolor das Laranjeiras venceu o Atlético-MG no jogo de ida por 1 a 0, jogando dentro do Maracanã. O gol foi marcado por Lima nos minutos finais da partida. O empate garante a vaga da equipe carioca nas semifinais. Derrota por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis. Caso o Galo vença por dois ou mais gols, é o time mineiro que fica com a vaga.Flamengo – a derrota para o Peñarol por 1 a 0 dentro do Maracanã, faz a situação do Flamengo ser a mais difícil entre todos os brasileiros. O time precisa vencer por um gol de diferença, fora de casa, para conseguir levar a decisão para os pênaltis. Com mais gols, o Rubro-Negro avança, em caso de empate a vaga fica com o Peñarol.
Sul-Americana
Fortaleza e Corinthians – no jogo de ida, o Timão levou a melhor vencendo por 2 a 0 o Fortaleza, dentro da casa do Leão do Pici. Na Neo Química Arena, a equipe nordestina vai precisar vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis. O Corinthians pode perder por até um gol de diferença que garante vaga nas semifinais.Athletico – depois de uma vitória, dentro de casa, por 1 a 0 em cima do Racing, o Athletico também joga pelo empate para avançar para a próxima fase da Sul-Americana. Os argentinos precisam vencer por placar de um gol de diferença para decidir nos pênaltis.
Cruzeiro – a equipe mineira tem a situação mais tranquila na competição. Venceu o Libertad por 2 a 0 lá no Paraguai. Com esse resultado, a Raposa pode perder por até um gol de diferença em Belo Horizonte, que garante vaga nas semifinais.