Na manhã deste domingo (8), o brasileiro Gabriel Bortoleto conquistou o título do campeonato de pilotos da Fórmula 2 de 2024. O piloto da equipe Invicta Racing desbancou o franco-argelino Isack Hadjar e venceu o campeonato logo em seu ano de estreia.
O brasileiro chegou para a última corrida da temporada com uma vantagem de 4,5 pontos na liderança, precisando apenas terminar à frente de seu rival para se consagrar campeão. Gabriel Bortoleto se classificou para o Grande Prêmio em 2º lugar, enquanto o rival ficou em 4º.
No entanto, na hora da largada, Isack Hadjar enfrentou problemas com seu carro, fazendo-o perder várias posições. E logo na segunda volta, precisou parar nos boxes para realizar alguns ajustes, o que fez perder ainda mais tempo.
Bortoleto acabou em segundo colocado, ficando atrás apenas de Joshua Durksen, enquanto o franco-argelino acabou ficando em 18°. O brasileiro terminou o campeonato em primeiro colocado com 214.5 pontos, enquanto Hadjar ficou em segundo com 192 .
A equipe britânica Invicta Racing, na qual o brasileiro participa, também conquistou o Campeonato Mundial de Construtores, com 288.5 pontos.
Gabriel Bortoleto dedicou o título para o Brasil
Em sua entrevista pós-corrida, o piloto campeão foi questionado pelo canal oficial da Fórmula 1 sobre sua conquista e fez questão de responder em português, dedicando a vitória ao seu país.
“Muita gente desconfiou que eu não ia conseguir quando eu tava na FRECA (Campeonato de Fórmula Regional Europeia) e eu ganhei F3 e F2 seguidas. Então isso mostra que o brasileiro nunca desiste, a gente tem muita resiliência, a gente é um povo que supera qualquer barreira, então obrigado a todos os brasileiros e a todo mundo que me ajuda”, comentou o piloto.
“Esse título é para vocês, mais para vocês do que para mim mesmo, porque isso mostra como o Brasil é forte e eu vou voltar a representar vocês na F1”.
Com a conquista neste domingo, Gabriel Bortoleto se junta a Oscar Piastri, George Russell e Charles Leclerc como um dos pilotos que conquistaram os títulos da Fórmula 3 e Fórmula 2 em seus anos de estreia nas categorias.
O Brasil de volta na Fórmula 1
Antes mesmo de ser campeão, no dia 6 de novembro, Gabriel Bortoleto foi confirmado como piloto da equipe da Sauber/Audi na temporada de 2025.
Ao todo foram sete anos sem um representante do Brasil na competição, após Felipe Massa se aposentar em 2017.
Desde julho deste ano, o brasileiro, natural de São Paulo–SP, já estava sendo cotado para integrar a equipe. O piloto assumirá a vaga de Valtteri Bottas e irá formar dupla com o alemão Nico Hulkenberg.
Quem é Gabriel Bortoleto, nova joia do automobilismo brasileiro?
Bortoleto iniciou a carreira no kart. Em 2019, ganhou visibilidade após terminar o Campeonato Mundial de da modalidade na terceira posição.
Em 2020, ele iniciou a trajetória nos carros de fórmula participando de campeonatos internacionais.
Após assinar o contrato com a Sauber, Gabriel Bortoleto vai deixar o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, que formou grandes talentos como Lewis Hamilton e abriu as portas da elite do automobilismo para o Brasileiro.