TAÇA INÉDITA - 23/12/2024 12:41 (atualizado em 23/12/2024 12:49)

Grêmio fatura o título do Brasil Ladies Cup 2024

Durante a última rodada da fase de grupos, a equipe gremista vivenciou casos de racismo por parte da equipe adversária, o River Plate
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Guilherme Veiga / Brasil Ladies Cup

O Grêmio é o novo clube a levantar a taça na 4ª edição da Brasil Ladies Cup, competição que reuniu cinco equipes brasileiras e três equipes de outros países. As gurias gremistas disputaram a final contra o Bahia na tarde do último domingo (22), no Estádio Canindé em São Paulo - mesmo palco da final de 2023.

Com gol de Maria Dias, o Grêmio empatou com o Bahia e levou a decisão para os pênaltis. A arqueira do tricolor gaúcho, Vivi Holzel brilhou ao defender três penalidades. Com o placar de 2 a 1, as gurias gremistas comemoram o título inédito.

As equipe gremista tive uma campanha invicta na competição, com duas vitórias e dois empates. O Grêmio é o único clube a ter os títulos da Ladies Cup no principal e também no Sub-20, conquistado em 2023.

Antes do apito inicial, as equipes e a organização do torneio realizaram manifestações antirracistas. 

Após caso de racismo na partida entre Grêmio e River Plate, jogadoras são presas

O jogo entre a equipe da Argentina River Plate e Grêmio na última sexta-feira (20), foi marcado por atos de racismo. Após o gol de empate da equipe gremista, uma jogadora do River Plate fez gestos racistas direcionados ao gandula da partida. O episódio gerou uma confusão generalizada, e seis jogadoras da equipe argentina foram expulsas. As gremistas se retiraram da partida em protesto. Com as expulsões, a continuidade da partida foi inviabilizada. Mesmo diante do empate no placar, a organização da competição definiu a equipe gremista como vencedora da partida, garantindo os três pontos que a levavam para a final. 

Diante do fato, quatro jogadoras do River Plate foram levadas à Delegacia ainda na sexta-feira, onde foram presas preventivamente por injúria racial. De acordo com as últimas informações, após audiências realizadas durante o final de semana, as atletas Candela Díaz, Camila Duarte, Juana Cangaro e Milagros Diaz foram encaminhadas a um presídio de São Paulo. A advogada Thaís Sankari, que responde pelas detidas, informou que irá entrar com um pedido de habeas corpus para que as quatro possam responder em liberdade.

A organização do torneio repudiou o fato e informou a decisão de excluir o River Plate da competição por dois anos. A equipe argentina já havia participado da edição de 2021.

A competição

O torneio teve início no dia 15 de dezembro, com um total de oito equipes divididas em dois grupos, jogando entre si:

Grupo A: Avaí/Kindermann, Bahia, Paraguai e Pumas
Grupo B: Athletico, Grêmio, River Plate e Sport

Além dos jogos, a competição contou com palestras, workshops e ações de ativações em prol da modalidade.


Fonte: Tamara Finardi/ Rádio Líder/ WH Comunicações/ Jornal O Líder
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...