O início de 2025 do Grêmio segue avassalador. Neste sábado (1), na Arena, o Tricolor goleou o São Luiz por 5 a 0. Um resultado construído com um show de Cristaldo no primeiro tempo.
O camisa 10 marcou duas vezes, com Aravena como autor do terceiro. Monsalve e Braithwaite, no segundo tempo, fecharam a goleada gremista. Com 10 pontos e 12 gols após quatro rodadas do Gauchão, o time de Gustavo Quinteros lidera o Grupo A e segue sem ser vazado na atual temporada.
Os titulares voltaram para a partida deste sábado na Arena. Gabriel Grando largou em vantagem na disputa com Volpi, e seguiu como o goleiro do time. Na defesa, recuperado de dores no pé, Ely voltou a formar dupla com Jemerson. A surpresa ficou pela entrada de Dodi, com Cuéllar no banco, ao lado de Villasanti.
Com apenas dois minutos, o Grêmio ficou perto de marcar. Pavon levantou a bola na área e Braithwaite cabeceou. A bola quicou no chão e passou por cima do travessão.
Mas depois da primeira tentativa, o Grêmio não desistiu. E quase chegou ao objetivo instantes depois. Villasanti brigou duas vezes dentro da área, recuperou a bola e Braithwaite finalizou cruzado para abrir o placar na Arena aos 4 minutos. Só que o lance foi anulado por impedimento do paraguaio na origem do lance.
Mesmo com o São Luiz bem posicionado no seu campo de defensa, o Grêmio foi se colocando cada vez mais perto do gol do adversário. Até Jemerson e Ely se posicionavam na intermediária ofensiva, buscando um companheiro livre entre os 10 jogadores de linha do adversário.
E em um lance de muita qualidade técnica, o Grêmio abriu o placar. Pavon encontrou Villasanti entre a linha de defesa do São Luiz. O volante tocou para Braithwaite, que encontrou Cristaldo invadindo a área. O camisa 10 dominou de letra, passou pelo marcador e bateu na saída do goleiro Paulo Gianezini, aos 24 minutos.
O segundo gol do Grêmio não saiu por centímetros. Pavon disparou pela direita após outra recuperação de bola do Tricolor e acionou Aravena. O chileno driblou seu marcador, mas acertou a trave na finalização e a bola correu por cima da linha do gol.
Como se fosse uma jiboia dominando a sua presa, o Grêmio foi aumentando aos poucos a pressão sobre o São Luiz. Quando o adversário percebeu a situação em que se encontrava em campo, já não conseguia mais se mover ou resistir às investidas da equipe de Quinteros. Mesmo com a vantagem, o Tricolor seguiu aumentando a pressão sobre a presa.
O que se confirmou em instantes. Após outra boa troca de passes na área do adversário, o Tricolor ampliou. Novamente com Cristaldo, após o camisa 10 receber de Pavon e driblar seu marcador. O chute de pé esquerdo não deu chances para o goleiro do São Luiz, com 38 minutos de partida.
E antes do primeiro tempo terminar, a vitória virou goleada. João Pedro fez lançamento preciso para Cristaldo. O camisa 10 tentou por cobertura, mas a bola bateu no travessão e encontrou Aravena. O chileno completou para o fundo das redes aos 43 minutos.
Henrique Ávila evitou o quarto gol do Grêmio. Jemerson chutou em cima do goleiro do São Luiz. Aravena tentou alcançar a bola, mas o defensor da equipe do Interior evitou que o chileno alcançasse a bola.
O São Luiz teve uma chance clara de descontar. Grando errou uma saída de bola e jogou a bola no pé de Garré. Villasanti trombou com o meia adversário e impediu a finalização, aos 20 minutos do segundo tempo.
Gabriel Pereira, sem marcação, perdeu uma chance clara. O atacante do São Luiz finalizou da pequena área, mas João Pedro tocou de leve e atrapalhou a trajetória.
Quinteros promoveu quatro mudanças de uma vez para os 20 minutos finais do jogo. Saíram Pavon, Cristaldo, Dodi e Jemerson. Edenilson, Monsalve, Cuéllar e Gustavo Martins entraram na partida.
Depois do show de Cristaldo na primeira etapa, Monsalve entrou em campo inspirado. O camisa 11 começou com um passe preciso para Edenilson. Aravena perdeu a chance, mas o colombiano apareceu na área e aproveitou o rebote para marcar o quarto gol gremista na tarde.
Como aconteceu no estádio do Vale, Quinteros apostou em Mec nos minutos finais da partida. O jovem entrou no lugar de Aravena.
Depois de tentar por quase todo o jogo, Braithwaite conseguiu marcar o seu. O centroavante recebeu de Edenilson, avançou e chutou no ângulo para dar números finais na goleada tricolor.
A uma semana do Gre-Nal, o Grêmio deu mostras de que caminha para uma temporada de melhor rendimento do que foi o ano de 2024. Antes do clássico, no entanto, o Tricolor vai a Caxias do Sul para enfrentar o Juventude na próxima quarta. Um último adversário antes do principal adversário deste início de temporada.
PRÓXIMO JOGO
QUARTA-FEIRA, 5/2 — 22H
JUVENTUDE X GRÊMIO
ESTÁDIO ALFREDO JACONI — GAUCHÃO (5ª RODADA)
Standings provided by Sofascore