![](https://wh3.com.br/galerias/noticias/640/251223090250_capturadetela20250212as23.23.31.png)
O Grêmio nem entrou em campo nesta quarta-feira, mas tem o que comemorar no Campeonato Gaúcho. Com o empate sem gols entre Guarany de Bagé e Caxias, agora à noite, na fronteira, o Tricolor está matematicamente classificado para as semifinais do Gauchão, já que com 14 pontos, não pode mais ser alcançado pelo Guarany, que tem nove, mas só pode ir a 12 no sábado.
Até o momento, apenas Grêmio e Juventude têm vaga garantida na próxima fase, ambos como líder dos grupos A e C, respectivamente, mas o Inter, que entra em campo mais tarde, contra o São Luiz, também pode carimbar a classificação.
Para tanto, precisa vencer o duelo em Ijuí. Do contrário, ainda pode matematicamente ser alcançado tanto pelo Caxias, como pelo Ypiranga, que joga às 21h30min, contra o Brasil, em Pelotas.
O novo regulamento do Campeonato Gaúcho prevê que os líderes de cada um dos três grupos avancem às semifinais, assim como o melhor segundo colocado. Os cruzamentos são os seguintes:
- Melhor campanha geral x Melhor segundo colocado
- Segundo melhor líder de grupo x Terceiro melhor líder de grupo
As partidas são disputadas em jogos de ida e volta, com o segundo confronto sendo mando de campo de quem teve a melhor campanha. Para as finais, a lógica permanece e os pontos das semifinais continuam contando.
Até o momento, Juventude, Grêmio, Inter e Caxias brigam pela melhor campanha geral na primeira fase do Gauchão.