
Rebeca Andrade se tornou a primeira atleta a conquistar o Prêmio Laureus, o Oscar do Esporte. A ginasta foi premiada na categoria “Retorno do Ano” nesta segunda-feira (21), em Madri, na Espanha
— Eu me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus. Estou orgulhosa, me sinto abençoada pela equipe que tenho e pela família que eu tenho. Eles acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava. Eu gostaria de fazer um agradecimento especial para uma pessoa que está aqui conosco essa noite, que foi uma peça importantíssimo para que o mundo me conhecesse não só como atleta, mas como pessoa também, que é a Aline (Wolff), minha psicóloga. Quero agradecer pelo trabalho, companheirismo, pelo cuidado durante meu período de lesões — disse Rebeca Andrade após receber o prêmio.
Segundo informações do ge, Rebeca Andrade tinha como concorrentes para o “Oscar do Esporte” o nadador americano Caeleb Dressel, que se afastou das piscinas para cuidar da saúde mental e voltou dos Jogos Olímpicos de Paris com medalhas olímpicas, a esquiadora suíça Lara Gut-Behrami, bicampeã da Copa do Mundo oito anos após o primeiro título; o motociclista espanhol Marc Márquez, que cogitou aposentadoria após lesão no braço, mas encerrou a “seca” de 1000 dias sem vitórias no circuito de motovelocidade; o jogador de críquete indiano Rishabh Pant, reintegrado à seleção nacional depois de um grave acidente de carro; e a nadadora australiana Ariarne Titmus, primeira mulher a defender com êxito o título olímpico dos 400m, depois de retirar um tumor no ovário.
Enquanto isso, a brasileira levou duas pratas e um bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris, mesmo após ser submetida a três cirurgias no joelho. O seu retorno foi reconhecido com a premiação.
Conheça os vencedores do Laureus 2025, o Oscar do Esporte
- Atleta Masculino do Ano: Armand Duplantis (salto com vara – Suécia);- Time do Ano: Real Madrid, Espanha;
- Atleta Feminina do Ano: Simone Biles (ginástica artística, Estados Unidos);
- Revelação do Ano: Lamine Yama (jogador de futebol, Espanha);
- Retorno do Ano: Rebeca Andrade (ginástica artística, Brasil);
- Atleta do Ano com Deficiência: Jiang Yuyan (natação – China)
- Atleta do Ano em Esportes de Ação: Tom Pidcock (ciclismo de montanha – Reino Unido);
- Prêmio Esporte para o Bem: Kick4life (Lesoto) – usa o futebol para ajudar crianças e jovens em risco;
- Homenagem pela Trajetória Profissional: Kelly Slater (surfe – Estados Unidos);
- Homenagem Ícone do Esporte: Rafael Nadal (tênis – Espanha)