
A declaração do zagueiro Vitão, após a derrota do Inter para o Corinthians, sábado (3), pelo Brasileirão, fez com que a Associação de Árbitros de Futebol do Brasill (Abrafut) se manifestasse contra a postura do atleta colorado. O defensor fez duras críticas à arbitragem de Paulo Cesar Zanovelli.
Vitão citou três lances: a expulsão de Bruno Henrique, o pênalti não marcado sobre Wesley e a não expulsão de Yuri Alberto, que já tinha cartão quando cometeu falta antes do segundo gol anulado do Corinthians.
— Mas é assim, botam esse árbitro cagad* para vir apitar jogo, sempre vai ser assim mesmo. É 11 contra 12 nessa porcaria aqui — disparou Vitão após o jogo.
Por conta dessas falas, a Abrafut publicou uma nota de repúdio nas redes sociais. Nela, a associação critica o comportamento do jogado, alegando ser "absolutamente incompatível com os princípios que regem o esporte".
"Críticas construtivas fazem parte do futebol, mas insultos, insinuações maliciosas e a falta de respeito ao trabalho dos profissionais da arbitragem não podem ser tolerados. O respeito à arbitragem é fundamental para a manutenção da integridade das competições e para a valorização de todos os envolvidos na construção do espetáculo esportivo", diz parte do texto.
A Abrafut prometeu, ainda, apresentar uma denúncia formal contra Vitão ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).